Webber quebra recorde de Interlagos no segundo treino livre das 6HSP em nova dobradinha da Porsche
Mark Webber foi o piloto mais rápido de todos os tempos com um protótipo LMP em Interlagos. Ao todo, quatro pilotos andaram abaixo da marca recorde de Stéphane Sarrazin com o Peugeot em 2007. Fernando Rees lidera na GTE Pro de Aston Martin
Depois da F1, o Mundial de Endurance agora também tem um novo recorde da pista de Interlagos. Mark Webber cravou 1min18s349 durante o segundo treino livre desta sexta-feira (28) e, pelo menos até as atividades deste sábado, será o recordista do Autódromo José Carlos Pace com um protótipo LMP. Isso, justamente na pista onde ele se despediu da F1 há um ano e venceu duas vezes na F1, em 2009 e 2011. A marca anterior, 1min18s787, fora registrada por Stéphane Sarrazin de Peugeot em 2007.
Mas o australiano não foi o primeiro a romper a barreira. Na verdade, essa pequena honra coube a André Lotterer, da Audi, por apenas quatro milésimos. O alemão permaneceu no topo da tabela de tempos por boa parte do treino e melhorou seu tempo antes de ser superado pelos dois Audi e também por Lucas Di Grassi no R18 e-tron quattro #1.
Relacionadas
A dobradinha da Porsche foi completada pelo Porsche #14, cujo melhor tempo foi anotado por Romain Dumas. A montadora de Stuttgart segue em busca da primeira vitória no Mundial de Endurance. Em sete corridas, já foram conquistadas três poles, mas falta o topo do pódio. 0s266 separaram os quatro carros de Porsche e Audi. Os dois protótipos da Toyota, montadora que está com a mão na taça, andaram somente na quinta e na sexta posições.
O trio de Emerson Fittipaldi, que é completado por Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal, ficou em 25º no geral e em sexto lugar na classe GTE Am. A melhor marca do brasileiro foi 1min33s678.
Mundial de Endurance, 6 Horas de São Paulo, segundo treino livre:
1 | 20 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 1:18.349 | ||
2 | 14 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE | P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido | 1:18.440 | +0.091 | |
3 | 1 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA FRA DIN | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | 1:18.455 | +0.106 | |
4 | 2 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA | P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido | 1:18.615 | +0.266 | |
5 | 8 |
ANTHONY DAVIDSON SÉBASTIEN BUEMI |
ING SUI | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | 1:19.239 | +0.890 | |
6 | 7 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING | P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido | 1:19.390 | +1.041 | |
7 | 13 |
DOMINIK KRAIHAMER ANDREA BELICHI FABIO LEIMER |
AUT ITA SUI | P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota | 1:21.709 | +3.360 | |
8 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI | P1 |
REBELLION Lola B12/60 Coupé Toyota | 1:21.819 | +3.470 | |
9 | 9 |
JAMES ROSSITER PIERRE KAFFER LUCAS AUER |
ING ALE AUT | P1 |
LOTUS CLM P1/01 ERA | 1:22.599 | +4.250 | |
10 | 26 |
ROMAN RUSINOV OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS FRA FRA | P2 |
G-DRIVE Morgan Nissan | 1:24.306 | +5.957 | |
11 | 27 |
SERGEY ZLOBIN NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS FRA ITA | P2 |
SMP Oreca 03 Nissan | 1:25.608 | +7.259 | |
12 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY ALEX IMPERATORI |
ING ING SUI | P2 |
KCMG Oreca 03 Nissan | 1:26.049 | +7.700 | |
13 | 37 |
KIRILL LADYGIN VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS | P2 |
SMP Oreca 03 Nissan | 1:26.063 | +7.714 | |
14 | 99 |
ALEX MACDOWALL DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING HKG BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.112 | +11.763 | |
15 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER |
ING ALE |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.177 | +11.828 | |
16 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN POR DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.367 | +12.018 | |
17 | 91 |
RICHARD LIETZ JÔRG BERGMEISTER NICK TANDY |
AUT ALE ING |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | 1:30.757 | +12.408 | |
18 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER |
ITA ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:30.763 | +12.414 | |
19 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET |
FRA FRA |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR | 1:30.810 | +12.461 | |
20 | 95 |
KRISTIAN POULSEN DAVID HEINEMEIER HANSSON NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 | 1:30.887 | +12.538 | |
21 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO |
ITA ING |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:30.945 | +12.596 | |
22 | 81 |
STEPHEN WYATT MICHELE RUGOLO ANDREA BERTOLINI |
AUS ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:31.151 | +12.802 | |
23 | 88 |
CHRISTIAN RIED KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE AUT EAU |
GTE AM |
PROTON Porsche 911 RSR | 1:31.302 | +12.953 | |
24 | 90 |
MATTEO CRESSONI GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
ITA ITA ITA |
GTE AM |
8 STAR Ferrari F458 Italia | 1:31.369 | +13.020 | |
25 | 61 |
ALE PIER GUIDI EMERSON FITTIPALDI JEFF SEGAL |
ITA BRA EUA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia | 1:31.666 | +13.317 | |
26 | 75 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
GTE AM |
PROSPEED Porsche 911 GT3 RSR | 1:31.728 | +13.379 | |
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Mundial de Endurance em Interlagos com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty e o blogueiro Rodrigo Mattar. Acompanhe o noticiário aqui.
Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.
A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.
MUNDIAL DE ENDURANCE
O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.
As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.
Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.
Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.