Toyota anuncia Kobayashi como substituto de Wurz e confirma pilotos para temporada 2016 do Mundial de Endurance

A grande novidade no anúncio feito pela Toyota nesta quinta-feira foi a ascensão de Kamui Kobayashi ao posto de titular no segundo carro da equipe, formando trio com Stéphane Sarrazin e Mike Conway. A configuração no primeiro protótipo não muda, com os titulares Anthony Davidson e Sébastien Buemi, além de Kazuki Nakajima

No início desta quinta-feira (4), a Toyota anunciou sua formação de pilotos para a temporada 2016 do Mundial de Endurance (WEC). E a maior novidade diz respeito ao substituto de Alex Wurz, que se aposentou em 2015. A montadora japonesa confirmou que Kamui Kobayashi, dono de uma passagem de destaque na F1 quando correu na Sauber, foi o escolhido para substituir o austríaco e ser um dos titulares a guiar o novo TS050 em 2016. O japonês de 29 anos vai pilotar o segundo carro do time tendo como parceiros o francês Stéphane Sarrazin e o britânico Mike Conway. No primeiro protótipo, permanecem os campeões do mundo em 2014: Anthony Davidson e Sébastien Buemi, que vão contar com a companhia de Kazuki Nakajima.
 
Para Kobayashi, trata-se de uma grande chance para voltar a competir em alto nível no automobilismo. O piloto fez sua estreia na F1 por meio da própria Toyota, correndo as duas últimas etapas da temporada de 2009, já chamando a atenção pelo seu arrojo nas ultrapassagens. No ano seguinte, conseguiu, mesmo sem contar com grandes patrocínios, uma vaga para disputar a temporada completa pela Sauber, e por lá ficou até 2012, seu melhor ano, quando conquistou um terceiro lugar em casa, no GP do Japão, em Suzuka.
Kamui Kobayashi é o novo piloto titular da Toyota no Mundial de Endurance (Foto: Toyota)
Mesmo assim, o piloto não conseguiu permanecer no time justamente pelo fator financeiro e teve de buscar alternativas na carreira. De certa forma, Kamui permaneceu ligado à F1 graças ao seu vínculo com a Ferrari no Mundial de Endurance pela equipe AF Corse na classe GTE Pro. Kobayashi chegou a guiar o F1 de Maranello em algumas exibições enquanto descobria o novo mundo das corridas de resistência, chegando a disputar as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez.
 
Em 2014, contudo, Kobayashi aceitou um convite da Caterham e retornou à F1. Mas sua última passagem pelo Mundial ficou bastante comprometida pelos problemas financeiros e pela falta de performance da equipe, que atravessou sua pior fase e fechou as portas ao fim daquele ano. Sem espaço na F1, Kamui conseguiu uma vaga na Toyota como piloto de testes no Mundial de Endurance e permaneceu em atividade correndo na Super Formula Japonesa, fechando a temporada em sexto lugar.
 
Agora, Kobayashi volta ao Mundial de Endurance, mas na principal categoria do grid, a cobiçada LMP1 como piloto oficial da Toyota.
 
“Estou muito empolgado por ser um piloto da LMP1 e gostaria de agradecer à Toyota pela oportunidade. Testei o TS040 Hybrid por algumas vezes e foi um carro que me impressionou muito. A potência do sistema híbrido em particular era incrível. Agora, mal posso esperar para ver as impressões do novo carro. Tenho certeza de que vai ser um grande passo em frente e vai nos colocar novamente na briga pelo topo”, declarou o novo piloto titular da fábrica japonesa.
Kamui vai guiar o novo TS050, já em fase de testes visando a temporada 2016 (Foto: Toyota)
“Correr na LMP1 vai ser uma nova experiência para mim e estou muito ansioso para isso. Vou ter muito para aprender, mas sei que meus companheiros de equipe vão me ajudar e tenho certeza de que posso ser competitivo desde o começo. Agora meu foco está em me preparar de forma adequada para a nova temporada e estar absolutamente bem preparado para Silverstone”, acrescentou Kobayashi.
 
O piloto recebeu as boas-vindas do presidente da equipe, Toshio Sato: “Uma vez mais, nós vamos ter um rol de pilotos muito forte para 2016. Kamui mostrou sua velocidade e seu comprometimento nos testes, então foi uma decisão relativamente fácil selecioná-lo para substituir Alex. Nós sabemos o quanto ele é capaz de fazer um bom trabalho ao lado de Stéphane e Mike. Acredito que nós temos dois trios muito fortes com os quais vamos conseguir tirar o melhor do TS050 Hybrid. Com um carro inteiramente novo, 2016 é uma grande temporada para nós. Acredito que temos os pilotos e o carro para sermos bem-sucedidos”, disse.
 
Segundo a Toyota, o novo protótipo conta com mudanças significativas em todas as áreas, “incluindo monocoque, motor e sistema híbrido”. O lançamento do novo carro, que já se encontra em fase de testes, está marcado para 24 de março em Paul Ricard, na França.
 
A temporada 2016 do Mundial de Endurance tem início previsto para 17 de abril com a disputa das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra. Já a corrida mais tradicional do calendário, as 24 Horas de Le Mans, está marcada para 18 de junho.
 
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.