Porsche confirma trinca na LMP1, e Rees estreia nas 24 Horas de Le Mans com pole-position na GTE Pro

A Porsche vai largar nas três primeiras posições nas 24 Horas de Le Mans neste sábado, às 10h (de Brasília). Lucas Di Grassi começará na quarta posição com o melhor dos protótipos da Audi, e Fernando Rees largará para sua primeira corrida em Sarthe na pole-position

Esperava-se chuva para esta quinta-feira (11) em Le Mans. Não choveu, mas também não houve quem pudesse alcançar a Porsche. Sem que Audi e Toyota incomodassem, a montadora de Stuttgart assegurou a pole-position para a edição de 2015 das 24 Horas de Le Mans.

A corrida começará no próximo sábado, às 10h (de Brasília), com o protótipo #18, pintado de preto, de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb na pole-position. Ao seu lado, completando a primeira fila, estará o #17, vermelho, de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard.

Foi Jani quem marcou o melhor tempo das três sessões classificatórias, que também se trata do melhor tempo já registrado na atual configuração do Circuit de la Sarthe, usada desde 2007: 3min16s887.

Nico Hülkenberg, primeiro piloto em atividade na F1 a correr em Le Mans desde Sébastien Bourdais em 2009, sai em terceiro lugar com o 919 de número 19.

Porsche crava pole para a LM24 (Foto: Divulgação)

A ordem, em ritmo de classificação, ficou bem definida: três Porsche, três Audi e, depois, os dois Toyota. Entre os protótipos de Ingolstadt, o do brasileiro Lucas Di Grassi é o melhor posicionado, na quarta colocação, graças ao tempo registrado por Loïc Duval na quarta à noite. Di Grassi sonha com a possibilidade de se tornar o primeiro brasileiro a vencer Le Mans na classificação geral.

A Nissan, quarta montadora com presença na LMP1, terá seus protótipos partindo da 12ª, 13ª e 15ª colocações. O protótipo Nismo, com motor dianteiro, ficou com as últimas três posições na classe principal, sendo que o carro #21 foi mais lento que o pole da LMP2, o #47 da KCMG.

Entre os modelos de gran-turismo, o Aston Martin #99 de Fernando Rees, Richie Stanaway e Alex MacDowall não foi alcançado. Assim, o brasileiro largará para sua primeira 24 Horas de Le Mans da pole-position. Gianmaria Bruni recuperou o segundo posto perdido por uma punição na quarta à noite com a Ferrari #51 da AF Corse.

Será a primeira participação de Rees nas 24 Horas. Embora há algum tempo competindo regularmente no endurance, o piloto nunca havia andado em Le Mans por opção enquanto andava na GTE Am. No ano passado, deveria ter feito sua estreia, mas um grave acidente nos treinos adiou os planos para 2015.

Na GTE Am, pole para o Aston #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda.

GRANDE PRÊMIO transmitirá as 24 Horas de Le Mans ao vivo e na íntegra.

O Aston Martin #99, do brasileiro Fernando Rees, conquistou a pole da GTE Pro (Foto: Instagram/Fernando Rees)

Confira como foi a terceira classificação para as 24 Horas de Le Mans:

Começou bem mais agitada do que as outras a terceira classificação para as 24 Horas de Le Mans, especialmente com os pilotos das classes GTE. Vários pilotos, já nos primeiros momentos da sessão, foram conseguindo melhorar os tempos de seus carros.

O maior destaque tem de ir para Gianmaria Bruni, da AF Corse, que se recuperou da punição sofrida na quarta-feira para recolocar a Ferrari #51 na segunda posição da GTE Pro. O italiano fez uma volta na casa de 3min55s025. Na Ferrari #71, James Calado fez o mesmo e foi escalando o pelotão.

Outra menção positiva vai para a Nissan, na medida do possível, é claro. Na primeira metade da sessão, pela primeira vez um dos Nismo se colocou à frente do líder da LMP2. Foi o #23, com Jann Mardenborough, que cravou 3min37s291. O #22, com Harry Tincknell, também subiu na tabela de tempos. Já após o pôr-do-sol, Lucas Ordoñez fez o mesmo com o #21. Todavia, estes dois carros ainda eram mais lentos que o #47 da KCMG.

Mais à frente, Filipe Albuquerque andou mais rápido com o Audi #9, 3min20s997, mas seguindo na sexta colocação.

O anoitecer viu as mudanças na tabela de tempos acalmarem um pouco, e a sessão ficou parada de vez a 52 minutos do fim por causa de um incêndio no Porsche GT #67, o último colocado. Alex Kapadia, logo após deixar os boxes, teve de estacionar na Mulsanne antes da primeira chicane com o carro em chamas. O 911 teve ainda um vazamento de óleo e deixou um rastro pela pista. Bandeira vermelha.

Porsche de Alex Kapadia em chamas visto do carro de André Lotterer (Foto: Reprodução)

A pausa foi demorada, uma vez que foi preciso fazer reparos no asfalto daquele trecho da pista, e quem teve alguma sorte nisso foi Sam Bird no protótipo da G-Drive. Pouco antes do treino ser interrompido, o inglês conseguiu virar 3min38s939 e subir para a segunda posição na LMP2, 16ª na geral.

A meia hora do fim, a luz verde se acendeu novamente para, enfim, o momento da definição do grid.

Até houve momentos de ansiedade no final, com os principais pilotos entrando na pista, mas não houve nenhuma mudança decisiva: todos os poles são os mesmos que já haviam passado a última noite na liderança. O Rebellion #12 seguiu como o protótipo não-híbrido mais rápido.

O 1-2-3 foi motivo de muita festa para a Porsche, que fez valer os 8 MJ de potência híbrida no seu 919 para se colocar como o carro mais rápido de Sarthe. Falta agora confirmar este rendimento na corrida.

A Porsche é a maior vencedora das 24 Horas de Le Mans, mas não ganha na classificação geral desde 1998.

O terceiro brasileiro do grid, Pipo Derani, ficou com a nona colocação na classe LMP2.

24 Horas de Le Mans, grid de largada:

1 18 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:16.887    
 
 
2 17 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:17.767 +0.880  
 
 
3 19 NICO HÜLKENBERG
EARL BAMBER
NICK TANDY
ALE
NZL
ING
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
3:18.862 +1.975  
 
 
4 8 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:19.866 +2.979  
 
 
5 7 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:20.561 +3.674  
 
 
6 9 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
RENÉ RAST
POR
ITA
ALE
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
3:20.997 +4.110  
 
 
7 2 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
3:23.453 +6.566  
 
 
8 1 ANTHONY DAVIDSON
KAZUKI NAKAJIMA
SÉBASTIEN BUEMI
ING
JAP
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
3:23.767 +6.880  
 
 
9 12 NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD
MATHIAS BECHE
FRA
ALE
SUI
P1 REBELLION
Rebellion R-One – AER
3:26.874 +9.987  
 
 
10 13 ALEXANDRE IMPERATORI
DOMINIK KRAIHAMER
DANIEL ABT
SUI
AUT
ALE
P1 REBELLION
Rebellion R-One – AER
3:28.930 +12.043  
 
 
11 4 SIMON TRUMMER
PIERRE KAFFER
TIAGO MONTEIRO
SUI
ALE
POR
P1 BYKOLLES
CLM P1/01
AER
3:36.825 +19.938  
 
 
12 22 HARRY TINCKNELL
MICHAEL KRUMM
ALEX BUNCOMBE
ING
ALE
ING
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:36.995 +20.108  
 
 
13 23 OLIVIER PLA
JANN MARDENBOROUGH
MAX CHILTON
FRA
ING
ING
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:37.291 +20.404  
 
 
14 47 MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY
NICOLAS LAPIERRE
ING
ING
FRA
P2 KCMG
Oreca 03R
Judd
3:38.032 +21.145  
 
 
15 21 TSUGIO MATSUDA
MARK SHULZHITSIKIY
LUCAS ORDONEZ
JAP
RUS
ESP
P1 NISSAN
Nissan GT-R LM Nismo
Híbrido
3:38.691 +21.804  
 
 
16 26 ROMAN RUSINOV
SAM BIRD
JULIEN CANAL
RUS
ING
FRA
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
3:38.939 +22.052  
 
 
17 41 GARY HIRSCH
GAËTAN PALETOU
JON LANCASTER
SUI
FRA
ING
P2 GREAVES
Gibson 015S
Nissan
3:38.958 +22.071  
 
 
18 38 SIMON DOLAN
MITCH EVANS
OLIVER TURVEY
ING
NZL
ING
P2 JOTA SPORT
Gibson 015S
Nissan
3:39.004 +22.117  
 
 
19 36 PAUL-LAUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
VINCENT CAPILLAIRE
FRA
FRA
FRA
P2 ALPINE
A450 B
Nissan
3:39.699 +22.812  
 
 
20 46 PIERRE THRIET
LUDOVIC BADEY
TRISTAN GOMMENDY
FRA
FRA
FRA
P2 THRIET BY TDS
Oreca 05
Nissan
3:39.805 +22.918  
 
 
21 34 CHRISTOPHER CUMMING
LAURENS VANTHOOR
KEVIN ESTRE
CAN
BEL
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
3:40.058 +23.171  
 
 
22 43 PIERRE RAGUES
OLIVER WEBB
ZOEL AMBERG
FRA
ING
SUI
P2 SARD MORAND
Morgan Evo
SARD
3:40.690 +23.803  
 
 
23 28 GUSTAVO YACAMÁN
PIPO DERANI
RICARDO GONZÁLEZ
COL
BRA
MEX
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
3:40.967 +24.080  
 
 
24 48 KARUN CHANDHOK
MARK PATTERSON
NATHANAËL BERTHON
IND
EUA
FRA
P2 MURPHY
Oreca 03R
Nissan
3:41.827 +24.940  
 
 
25 29 LÉO ROUSSEL
HO-PIN TUNG
DAVID CHENG
FRA
CHN
CHN
P2 PEGASUS
Morgan
Nissan
3:42.023 +25.136  
 
 
26 27 MAURIZIO MEDIANI
DAVID MARKOZOV
NICOLAS MINASSIAN
ITA
RUS
FRA
P2 SMP
BR01
Nissan
3:42.077 +25.190  
 
 
27 42 NICK LEVENTIS
DANNY WATTS
JONNY KANE
ING
ING
ING
P2 STRAKKA
Strakka Dome S103
Nissan
3:42.237 +25.350  
 
 
28 37 MIKHAIL ALESHIN
KIRILL LADYGIN
ANTON LADYGIN
RUS
RUS
RUS
P2 SMP
BR01
Nissan
3:42.417 +25.530  
 
 
29 30 SCOTT SHARP
RYAN DALZIEL
DAVID HEINEMEIER
EUA
ING
DIN
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 04B
HPD
3:42.862 +25.975  
 
 
30 31 ED BROWN
JON FOGARTY
JOHANNES VAN OVERBEEK
EUA
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 04B
HPD
3:44.169 +27.282  
 
 
31 40 TRACY KROHN
NICK JÖNSSON
JOÃO BARBOSA
EUA
SUE
POR
P2 KROHN
Ligier JS P2
Judd
3:44.854 +27.967  
 
 
32 45 JOSÉ IBANEZ
PIERRE PERRET
IVAN BELLAROSA
FRA
FRA
ITA
P2 IBANEZ
Oreca 03R
Nissan
3:45.350 +28.463  
 
 
33 35 JACQUES NICOLET
JEAN-MARC MERLIN
ERIK MARIS
FRA
FRA
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
3:52.843 +35.956  
 
 
34 99 ALEX MACDOWALL
RICHIE STANAWAY
FERNANDO REES
ING
NZL
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:54.928 +38.041  
 
 
35 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
GIANCARLO FISICHELLA
ITA
FIN
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:55.025 +38.138  
 
 
36 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.102 +38.215  
 
 
37 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ROB BELL
ING
ALE
ING
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.466 +38.579  
 
 
38 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
OLIVIER BERETTA
ITA
ING
MON
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:55.582 +38.695  
 
 
39 95 CHRISTOFFER NYGAARD
MARCO SORENSEN
NICKI THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
3:55.783 +38.896  
 
 
40 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCIA
RYAN BRISCOE
DIN
ESP
AUS
GTE
PRO
CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
3:55.963 +39.076  
 
 
41 91 RICHARD LIETZ
MICHAEL CHRISTENSEN
JÖRG BERGMEISTER
AUT
DIN
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
3:56.618 +39.731  
 
 
42 83 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
RUI ÁGUAS
FRA
FRA
POR
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:56.723 +39.836  
 
 
43 72 VIKTOR SHAYTAR
ANDREA BERTOLINI
ALEXEY BASOV
RUS
ITA
RUS
GTE
AM
SMP
Ferrari F458
3:56.877 +39.990  
 
 
44 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET
WOLF HENZLER

FRA
FRA
ALE
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
3:56.922 +40.035  
 
 
45 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILLNER
JORDAN TAYLOR
ING
EUA
EUA
GTE
PRO
CORVETTE
Chevrolet Corvette C7.R
3:57.081 +40.194  
 
 
46 53 JEROEN BLEEKEMOLEN
BEN KEATING
MARC MILLER
HOL
EUA
EUA
GTE
AM
RILEY
SRT Viper GTS-R
3:57.836 +40.949  
 
 
47 77 PATRICK DEMPSEY
PATRICK LONG
MARCO SEEFRIED
EUA
EUA
ALE
GTE
AM
DEMPSEY – PROTON
Porsche 911 RSR
3:57.842 +40.955  
 
 
48 88 CHRISTIAN RIED
KHALED AL-QUBAISI
KLAUS BACHLER
ALE
EAU
AUT
GTE
AM
ABU DHABI – PROTON
Porsche 911 RSR
3:58.259 +41.372  
 
 
49 55 DUNCAN CAMERON
MATT GRIFFIN
ALEXANDER MORTIMER
ING
IRL
ING
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:58.433 +41.546  
 
 
50 61 PETER MANN
RAFFAELE GIAMMARIA
MATTEO CRESSONI
EUA
ITA
ITA
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
3:58.695 +41.808  
 
 
51 62 WILLIAM SWEEDLER
TOWNSEND BELL
JEFFREY SEGAL
EUA
EUA
EUA
GTE
AM
SCUDERIA CORSA
Ferrari F458 Italia
3:58.946 +42.059  
 
 
52 50 KRISTIAN POULSEN
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
DIN
ITA
ITA
GTE
AM
LARBRE
Chevrolet Corvette C7
3:59.522 +42.635  
 
 
53 66 ABDULAZIZ AL FAISAL
JAKUB GIERMAZIAK
MICHAEL AVENATTI
SAU
POL
EUA
GTE
AM
JMW
Ferrari F458 Italia
3:59.612 +42.725  
 
 
54 96 FRANCESCO CASTELLACCI
ROALD GÖTHE
STUART HALL
ITA
ALE
ING
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
4:01.146 +44.259  
 
 
55 68 HAN-CHEN CHEN
GILLES VANNELET
MIKE PARISY
TWN
FRA
FRA
GTE
AM
AAI
Porsche 911 GT3 RSR
4:01.243 +44.356  
 
 
56 67 JU-SAN CHEN
ALEX KAPADIA
XAVIER MAASSEN
TWN
ING
HOL
GTE
AM
AAI
Porsche 911 GT3 RSR
4:01.270 +44.383  
 
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.