Nakajima ultrapassa Kobayashi e recoloca trio de Alonso na liderança após 16 horas em Le Mans

Kazuki Nakajima deu continuidade ao excelente ritmo de Fernando Alonso e ultrapassou o compatriota Kamui Kobayashi para recolocar o Toyota #8 na dianteira das 24 Horas de Le Mans no amanhecer, com apenas oito horas pela frente

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O segundo terço das 24 Horas de Le Mans chegou ao final na manhã deste domingo (17) com troca de liderança. Impulsionado por um ritmo avassalador imposto por Fernando Alonso em seu stint, o Toyota #8 ganhou a primeira posição em cima de seu colega #7. Kazuki Nakajima foi o responsável pela manobra contra o compatriota Kamui Kobayashi.
 
A troca de posições se deu especialmente pelo brilhante desempenho de Alonso no #8 e a catastrófica performance de José María López no comando do #7. A distância, que havia beirado 2min por causa da punição recebida por Sébastien Buemi, foi diluída com Alonso tirando entre 4s e 5s por volta para o argentino.
 
Nakajima e Kobayashi entraram já na parte final do trecho e andaram em ritmos muito semelhantes. A distância, que Alonso havia cortado para 5s, ficou ali entre 3s e 10s até Kazuki encostar de vez e mergulhar para cima de Kamui, já com o dia claro e minutos antes de passar o bastão novamente para Buemi.
A ultrapassagem entre as Toyota (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Buemi foi para a pista nos últimos minutos do segundo terço de prova e ainda contou com a sorte, já que a parada do #8 foi durante o período de slow zones e o #7 só fez o pit-stop com bandeira verde na pista toda. Assim, mesmo trocando de piloto, o #8 abriu mais de 20s.
 
Ainda na LMP1, as Rebellion se mantiveram na briga pelo pódio, mas ambas tiveram problemas e deixaram claro que a Toyota só perde a edição 2018 de Le Mans se abandonar com os dois carros. Primeiro, o #3 de Thomas Laurent, Mathias Beche e Gustavo Menezes perdeu boas voltas na garagem com problemas, mas logo voltou ao lugar mais baixo do pódio, com o #1 de Bruno Senna, Neel Jani e André Lotterer também falhando. No fim da 16ª hora, pouco mais de uma volta separavam os dois trios.
 
Na LMP2, o passeio no parque de Jean-Éric Vergne, Roman Rusinov e Andrea Pizzitola continuou a todo vapor, com a G-Drive dominando facilmente a prova até ali. Eram quase duas voltas para o #23 da Barthez que tinha Julien Canal ao volante e que era seguido de pertinho por Nicolas Lapierre, parceiro de André Negrão na Signatech Alpine.
Batida no carro de Felipe Nasr (Foto: Reprodução)
O trecho de quatro horas teve alguns problemas para pilotos da LMP2. O mais marcante com o #47 de Felipe Nasr, que foi parar no muro com o italiano Giorgio Sernagiotto. Mesmo assim, o trio voltou para a pista, apesar do carro bem avariado, no 19º lugar geral. 
 
Ainda, o #29 do Team Nederland passou um bom tempo na garagem e saiu da luta pelo pódio, caindo para 13º geral e nono na classe, enquanto o #40 teve destino ainda mais cruel com José Gutiérrez batendo forte na Porsche Curves e abandonando. Por fim, o #37 malaio da Jackie Chan seguia seu calvário numa rodada horrível de Weiron Tan.
O BMW #82 de Augusto Farfus fumou o motor (Foto: Reprodução)
Na GTE-Pro, o domínio da Porsche continuava incontestável, com o #92 de Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Michael Christensen na frente do #91 de Richard Lietz, Frédéric Makowiecki e Gianmaria Bruni. O terceiro lugar que tinha briga boa interna na Ford Ganassi, com o #68 de Sébastien Bourdais, Joey Hand e Dirk Müller pouco à frente de Tony Kanaan, Andy Priaulx e Harry Tincknell, no #67.
 
Daniel Serra seguia em oitavo na classe no #51 da Ferrari, enquanto Pipo Derani era quinto no #52 apesar de um stop & go sofrido pelo brasileiro por acelerar muito nas slow zones. Augusto Farfus teve problemas bem maiores quando o parceiro Alexander Sims bateu forte no muro e danificou totalmente o carro, que fechou o trecho de quatro horas nos boxes.
 
Na GTE-Am, o #77 da Dempsey seguia firme e forte na frente, com o #85 da Keating e o #54 da Ferrari – com Giancarlo Fisichella no time – completando o pódio parcial. A Ferrari #61 de Keita Sawa teve problemas, bem como a #84 de Jeffrey Segal.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, Classificação geral após 16 horas
1 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
263 voltas  
 
 
2 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+34.513  
 
 
3 3 THOMAS LAURENT
MATHIAS BECHE
GUSTAVO MENEZES
FRA
SUI
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+10 voltas  
 
 
4 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+10 voltas  
 
 
5 26 ROMAN RUSINOV
ANDREA PIZZITOLA
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+12 voltas  
 
 
6 23 THIMOTHÉ BURET
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
FRA
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+14 voltas  
 
 
7 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 – Gibson
+14 voltas  
 
 
8 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 – Gibson
+15 voltas  
 
 
9 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+16 voltas  
 
 
10 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 – Gibson
+16 voltas  
 
 
11 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 – Gibson
+16 voltas  
 
 
12 32 HUGO DE SADELEER
WILLIAM OWEN
JUAN PABLO MONTOYA
SUI
EUA
COL
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+16 voltas  
 
 
13 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
JAN LAMMERS
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 – Gibson
+21 voltas  
 
 
14 37 JAZEMAN JAAFAR
NABIL JEFRI
WEIRON TAN
MAS
MAS
MAS
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+21 voltas  
 
 
15 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
NATHANAËL BERTHON
MEX
VEN
FRA
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 – Gibson
+22 voltas  
 
 
16 44 ANDREA BERTOLINI
NICLAS JÖNSSON
TRACY KRHOHN
ITA
SUE
EUA
P2 EURASIA MOTORSPORT
LIGIER JSP217 – Gibson
+22 voltas  
 
 
17 33 DAVID CHENG
NICHOLAS BOULLE
PIERRE NICOLET
EUA
EUA
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+23 voltas  
 
 
18 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
FELIPE NASR
ITA
ITA
BRA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 – Gibson
+24 voltas  
 
 
19 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
+24 voltas  
 
 
20 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+26 voltas  
 
 
21 35 VICTOR SHAITAR
HARRISON NEWEY
NORMAN NATO
RUS
GBR
FRA
P2 SMP RACING
DALLARA P217 – Gibson
+28 voltas  
 
 
22 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+30 voltas  
 
 
23 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+31 voltas  
 
 
24 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+31 voltas  
 
 
25 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
TONY KANAAN
GBR
GBR
BRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+31 voltas  
 
 
26 52 TONI VILANDER
ANTONIO GIOVINAZZI
PIPO DERANI
FIN
ITA
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+31 voltas  
 
 
27 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+31 voltas  
 
 
28 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+31 voltas  
 
 
29 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+32 voltas  
 
 
30 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+34 voltas  
 
 
31 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+34 voltas  
 
 
32 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+35 voltas  
 
 
33 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
THOMAS DAGONEAU
FRA
FRA
FRA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+35 voltas  
 
 
34 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+35 voltas  
 
 
35 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+36 voltas  
 
 
36 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+36 voltas  
 
 
37 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+36 voltas  
 
 
38 85 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
LUCA STOLZ
EUA
HOL
ALE
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FERRARI 488 GTE
+37 voltas  
 
 
39 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+37 voltas  
 
 
40 99 PATRICK LONG
TIMOTHY PAPPAS
SPENCER PUMPELLY
EUA
EUA
EUA
GTE AM PROTON COMPETITION
PORSCHE 911 RSR
+37 voltas  
 
 
41 88 MATTEO CAIROLI
KHALED AL QUBAISI
GIORGIO RODA
ITA
EAU
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+38 voltas  
 
 
42 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+38 voltas  
 
 
43 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+38 voltas  
 
 
44 5 CHARLES ROBERTSON
MICHAEL SIMPSON
LEO ROUSSEL
GBR
GBR
FRA
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+38 voltas  
 
 
45 80 FABIO BABINI
CHRISTINA NIELSEN
ERIK MARIS
ITA
DIN
FRA
GTE AM EBIMOTORS
PORSCHE 911 RSR
+38 voltas  
 
 
46 61 WENG SUN MOK
MATTHEW GRIFFIN
KEITHA SAWA
MAS
IRL
JAP
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+39 voltas  
 
 
47 84 LIAM GRIFFIN
COOPER MACNEIL
JEFFREY SEGAL
GBR
EUA
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+39 voltas  
 
 
48 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
ALEXANDER SIMS
BRA
POR
ING
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+40 voltas  
 
 
49 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
ALEXANDER DAVISON
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+41 voltas  
 
 
50 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+41 voltas  
 
 
51 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDWARD CHEEVER
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+45 voltas  
 
 
52 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
JENSON BUTTON
RUS
RUS
GBR
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+52 voltas  
 
 
53 25 MARK PATTERSON
ATE DE JONG
TACKSUNG KIM
EUA
HOL
COR
P2 ALGARVE PRO RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+83 voltas  
 
 
54 6 ALEX BRUNDLE
OLIVER ROWLAND
OLIVER TURVEY
GBR
GBR
GBR
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+126 voltas  
 
 
55 17 STHÉPHANE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
MATEVOS ISAAKYAN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+140 voltas  
 
 
56 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
+171 voltas  
 
 
57 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
TOM DILLMANN
GBR
AUT
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 – Nismo
+198 voltas  
 
 
58 40 JAMES ALLEN
JOSÉ GUTIÉRREZ
ENZO GUIBBERT
AUS
MEX
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
      NC  
 
 
59 34 RICKY TAYLOR
CÔME LEDOGAR

DAVID HEINEMEIER-HANSSON
EUA
FRA
DIN
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
      NC  
 
 
60 94 ROMAIN DUMAS
TIMO BERNHARD
SVEN MÜLLER
FRA
ALE
ALE
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
      NC  
 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.