Fittipaldi e Barbosa mantêm hegemonia e conquistam bicampeonato na segunda temporada da United SportsCar

A United SportsCar completa em 2015 dois anos de vida, mas a dupla de campeões foi a mesma nas duas primeiras temporadas da categoria: o brasileiro Christian Fittipaldi e o português João Barbosa. Título foi selado na Petit Le Mans

Duas temporadas, a mesma dupla de campeões: Christian Fittipaldi e João Barbosa garantiram na noite de sábado (3) o título da segunda edição do campeonato da United SportsCar. A dupla ficou com a vitória na classe de Protótipos na etapa disputada em Road Atlanta, a Petit Le Mans, e assim assegurou a taça.

Christian e João terminaram na terceira posição na classificação geral em uma surpreendente prova. Surpreendente porque, por causa da forte chuva, as muitas bandeiras amarelas embaralharam o grid e permitiram que os carros da classe GT andassem no mesmo ritmo dos protótipos e passassem a frente em certo momento, justo quando a direção de prova decidiu que era preciso dar a quadriculada.

No alto do pódio dos protótipos, Fittipaldi e Barbosa comemoraram o título (Foto: IMSA)

Desta forma, a vitória ficou com Nick Tandy, Patrick Pilet e Richard Lietz, da Porsche. Tandy, ele mesmo, o vencedor das 24 Horas de Le Mans junto de Earl Bamber e Nico Hülkenberg. Em segundo lugar apareceu o trio John Edwards, Lucas Luhr and Jens Klingmann, que corre com uma BMW Z4 GTE. E, só então, os luso-brasileiros.

"Foi um dia incrível para toda a equipe. Tudo começa lá na oficina. Em dois anos, este carro só perdeu uma volta e foi por causa de algo que fugiu ao nosso controle. Eu, o João e o Seb apenas tentamos executar o máximo que podemos tudo o que eles programam para nós. Eu não consigo dizer como estamos felizes com este segundo campeonato seguido", comentou Fittipaldi.

"Quando você está no topo, a concorrência naturalmente quer te derrubar. Faríamos a mesma coisa caso fosse outro aqui. Vamos continuar trabalhando duro, mas estamos bem confiantes de que vamos conseguir outra vez. Então estou ansioso para a próxima temporada", acrescentou.

Fittipaldi e Barbosa chegaram a Road Atlanta na segunda posição na tabela de pontuação. Na prova final, ganharam ainda a companhia de Sébastien Bourdais.

E os dois conjuntos de adversários mais fortes chegaram inclusive a liderar a disputa. Richard Westbrook e Michael Valliante, que andaram junto de Mike Rockenfeller, dominaram as primeiras duas horas da prova. Rodadas de Valliante e Rockenfeller em relargadas derrubaram o Corvette para o quinto lugar.

Já Eric Curran e Dane Cameron passaram 30 voltas na ponta, mas perderam a posição de pista em relação após um pit-stop na 11ª neutralização. Barbosa, então, tomou a frente por seis giros até a direção de prova decretar o fim do campeonato.

Fittipaldi e Barbosa terminaram com 309 pontos, três a mais que Westbrook e Valliante e cinco a mais que Curran e Cameron. O ponto alto da campanha foi a vitória nas 12 Horas de Sebring, em março.

A próxima temporada da United SportsCar começa nos dias 30 e 31 de janeiro com a realização das 24 Horas de Daytona.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.