Davidson e Buemi perdem 18 voltas com problema no carro, mas terminam 6 Horas do Bahrein como campeões do WEC
Vencedores de quatro das sete corridas disputadas na temporada 2014, Anthony Davidson e Sébastien Buemi conquistaram com uma prova de antecipação o título do Mundial de Endurance de 2014. Vitória nas 6 Horas do Bahrein foi do trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway, também da Toyota
Um título conquistado às avessas, mas absolutamente merecido: Anthony Davidson e Sébastien Buemi asseguraram neste sábado (15), nas 6 Horas do Bahrein, a taça de pilotos da temporada 2014 do Mundial de Endurance — com uma corrida de antecipação.
Vencedores de quatro das seis primeiras provas do campeonato, Davidson e Buemi largaram em Sakhir com uma confortável vantagem de 42 pontos para os adversários mais próximos na tabela de pontuação com apenas 52 ainda em jogo. Mesmo assim, estavam dispostos a correr pela vitória, plano que ia sendo executado com sucesso até o fim da segunda hora de corrida.
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Foi quando um problema no alternador obrigou Davidson, que acabara de assumir o volante do TS-040 #8, a parar nos boxes para reparos. Quase meia-hora foi perdida, e o inglês já estava 18 voltas atrás dos líderes ao retornar ao traçado na última posição.
De qualquer forma, a situação jamais esteve fora de controle. A disputa pelo Mundial de Pilotos só se estenderia até a última corrida, no Brasil, caso o trio André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer chegasse pelo menos na segunda colocação no Bahrein — e a Audi nunca teve ritmo para isso.
A Porsche largou na pole-position com o protótipo #14 e deu conta de, ainda na primeira volta, ganhar também a segunda colocação com o #20. Romain Dumas e Brendon Hartley, contudo, logo sentiram que seria árdua a tarefa de manter os protótipos da Toyota longe da primeira colocação. Ainda na volta inicial, Buemi já recuperara o segundo lugar para dar início à caça de Dumas. Com quase 30 minutos corridos, o suíço atacou o francês e assumiu a ponta.
Mais tarde, o #8 deixaria a dianteira, mas, àquela altura, o #7 era quem estava bem posicionado para assumir a frente e passar a comandar as ações. Em meio às diferentes estratégias de Toyota e Porsche, o trio formado por Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway tomou conta da corrida. Só perdeu a liderança nas janelas de pit-stop da segunda metade da prova, para o #20 de Hartley, Timo Bernhard e Mark Webber, mas sempre recuperando assim que o carro alemão ia aos boxes.
Os dois protótipos da Porsche completaram o pódio no Bahrein, seguidos pelos dois R18 e-tron quattro da Audi e os dois R-One da Rebellion. O brasileiro Lucas Di Grassi, que faz parceria com Tom Kristensen e Loïc Duval, ficou em quinto lugar.
A campanha de Davidson e Buemi
Os pilotos do #8 começaram o ano em grande estilo com vitórias maiúsculas nas 6 Horas de Silverstone, no Reino Unido, e as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Estava claro para todos que a Toyota acertara a mão no TS-040, com seu motor aspirado e um potente sistema de recuperação de energia. O protótipo tem uma unidade de força capaz de gerar 1000 cavalos de potência.
Isso não foi o bastante, contudo, para permitir a sonhada vitória nas 24 Horas de Le Mans. A Audi fez valer toda a sua experiência em Sarthe para contornar os problemas que surgiram para as duas marcas ao longo da prova e vencer pela 13ª vez. O time de Ingolstadt tornou a vencer nas 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin, em uma etapa marcada por uma forte chuva.
Nas últimas duas corridas, o campeonato voltou a ter o mesmo tom azul e branco do início do ano, com apenas alguma diferença: sem Nicolas Lapierre no #7. O francês ficou de fora das 6 Horas de Fuji, com “motivos pessoais” sendo a versão oficial. Perdeu também as 6 Horas de Xangai, e então ficou decidido que somente Davidson e Lapierre terminariam o ano de 2014.
Agora uma dupla, Anthony e Davidson venceram em Fuji e Xangai para disparar rumo ao título.
Ambos os pilotos tiveram passagens pela F1 na década passada. O inglês correu por Minardi, BAR e Super Aguri, tendo três 11º lugares como melhores resultados. O suíço defendeu a Toro Rosso por três temporadas, mas não recebeu a sonhada oportunidade na Red Bull e teve de pular fora da categoria.
As imagens das 6 Horas do Bahrein
#GALERIA(5144)
As demais categorias
O dia já começou ruim para a G-Drive, vencedora em Fuji e em Xangai, com o protótipo #26 precisando parar nos boxes após um toque na largada. Quatro voltas foram perdidas, e o caminho ficou livre para as equipes KCMG e SMP lutarem pela vitória. O triunfo da KCMG ficou garantido de vez já no finalzinho, com Nicolas Minassian parando nos boxes com uma fumaça branca e fogo saindo da traseira de seu Oreca 03 Nissan.
Na GTE Pro, a Ferrari deu o bote e evitou mais uma varrida da Aston Martin. O ponto alto da batalha aconteceu por volta da metade da corrida, com Gianmaria Bruni, Darren Turner e Patrick Pilet protagonizando uma batalha impressionante. Pilet entrou na reta em primeiro com o Porsche, mas sob forte pressão de Turner, que colocou seu Aston de lado para tentar a ultrapassagem. Bruni pegou o vácuo de ambos e guardou para atacar na curva Michael Schumacher, deixando os dois na saudade.
Bruni, que faz parceria com Toni Vilander, venceu, seguido pelo Aston #97 e pela outra Ferrari da AF Corse, de James Calado e Davide Rigon. E o triunfo garantiu ao italiano e ao finlandês o título de pilotos na GTE Pro.
Na GTE Am, nem teve briga. Como vem sendo regra na temporada, domínio do Aston Martin Vantage #95, de Kristian Poulsen, David Heinemeier-Hansson e Nicki Thiim. A exemplo da classe principal, campeões definidos: Poulsen e Hansson soltaram o grito de campeão uma prova antes do fim do campeonato.
O carro do brasileiro Fernando Rees apresentou problemas na traseira e foi o último da classe GTE Pro.
O que resta?
No dia 30 de novembro, Interlagos recebe a terceira edição das 6 Horas de São Paulo. Apesar da festa pelo título de Davidson e Buemi, a Toyota vai tentar segurar a liderança da batalha entre as montadoras da classe LMP1. A marca nipônica chega com grande vantagem matemática, mas a Audi continua com chances.
WEC, 6 Horas do Bahrein, Final:
1
|
7
|
ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT
FRA ING |
P1
|
TOYOTA
TS 040 Híbrido |
195 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
2
|
14
|
ROMAIN DUMAS
NEEL JANI MARC LIEB |
FRA
SUI ALE |
P1
|
PORSCHE
Porsche 919 Híbrido |
+50.460
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
3
|
20
|
TIMO BERNHARD
MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE
AUS NZL |
P1
|
PORSCHE
Porsche 919 Híbrido |
+57.268
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
4
|
2
|
MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI
ALE FRA |
P1
|
AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+1 volta
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
5
|
1
|
LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL TOM KRISTENSEN |
BRA
FRA DIN |
P1
|
AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
+2 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
6
|
13
|
DOMINIK KRAIHAMER
ANDREA BELICCHI FABIO LEIMER |
AUT
ITA |
P1
|
REBELLION
Lola B12/60 Coupé Toyota |
+7 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
7
|
12
|
NICOLAS PROST
NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA
ALE SUI |
P1
|
REBELLION
Lola B12/60 Coupé Toyota |
+13 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
8
|
47
|
MATTHEW HOWSON
RICHARD BRADLEY ALEXANDRE IMPERATORI |
ING
ING JAP |
P2
|
KCMG
Oreca 03 Nissan |
+14 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
9
|
27
|
SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
RUS
FRA ITA |
P2
|
SMP
Oreca 03 Nissan |
+17 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
9
|
37
|
KIRILL LADYGIN
VIKTOR SHAITAR ANTON LADYGIN |
RUS
RUS RUS |
P2
|
SMP
Oreca 03 Nissan |
+49.848
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
10
|
35
|
KEIKO IHARA
MARK PATTERSON DAVID CHENG |
JAP
EUA CHN |
P2
|
OAK RACING
Morgan Judd |
+18 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
11
|
8
|
ANTHONY DAVIDSON
SÉBASTIEN BUEMI |
ING
SUI |
P1
|
TOYOTA
TS 040 Híbrido |
+18 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
12
|
26
|
ROMAN RUSINOV
OLIVIER PLA JULIEN CANAL |
RUS
FRA FRA |
P2
|
G-DRIVE
Morgan Nissan |
+1:43.701
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
13
|
51
|
GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER |
ITA
ITA |
GTE
PRO |
AF CORSE
Ferrari F458 Italia |
+22 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
14
|
97
|
DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER |
ING
ALE |
GTE
PRO |
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8 |
+1.879
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
15
|
71
|
DAVIDE RIGON
JAMES CALADO |
ITA
ING |
GTE
PRO |
AF CORSE
Ferrari F458 Italia |
+45.743
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
16
|
91
|
RICHARD LIETZ
JÔRG BERGMEISTER |
ALE
ALE |
GTE
PRO |
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR |
+48.267
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
17
|
92
|
PATRICK PILET
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
FRA
FRA |
GTE
PRO |
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR |
+23 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
18
|
95
|
KRISTIAN POULSEN
DAVID H-HANSSON NICKI THIIM |
DIN
DIN DIN |
GTE
AM |
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8 |
+1:51.417
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
19
|
81
|
STEPHEN WYATT
MICHELE RUGOLO ANDREA BERTOLINI |
AUS
ITA ITA |
GTE
AM |
AF CORSE
Ferrari F458 Italia |
+24 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
20
|
98
|
PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY CHRISTOFFER NYGAARD |
CAN
POR DIN |
GTE
AM |
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8 |
+24.812
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
21
|
88
|
CHRISTIAN RIED
KLAUS BACHLER KHALED AL QUBAISI |
ALE
AUT EAU |
GTE
AM |
PROTON
Porsche 911 RSR |
+25 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
22
|
90
|
MATTEO CRESSONI
GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
ITA
ITA ITA |
GTE
AM |
8 STAR
Ferrari F458 Italia |
+1:00.804
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
23
|
61
|
ALEXANDER TALKANITSA
ALESSANDRO PIER GUIDI JEFFREY SEGAL |
BLR
ITA EUA |
GTE
AM |
AF CORSE
Ferrari F458 Italia |
+1:13.348
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
24
|
99
|
ALEX MACDOWALL
DARRYL O'YOUNG FERNANDO REES |
ING
HKG BRA |
GTE
PRO |
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8 |
+1:18.819
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
25
|
75
|
FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA
FRA FRA |
GTE
AM |
PROSPEED
Porsche 911 GT3 RSR |
+1:53.668
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
26
|
27
|
SERGEY ZLOBIN
NICOLAS MINASSIAN MAURIZIO MEDIANI |
|
P2
|
|
+24 voltas
|
|
|
|
||||||||
|
||||||||
27
|
9
|
SIMON TRUMMER
NATHANAËL BERTHON PIERRE KAFFER |
SUI
FRA ALE |
P1
|
LOTUS
Lotus CLM P1/01 ERA |
|
NC
|
|
|
||||||||
|