Campeão mundial pela 1ª vez, McNish não esconde alegria: “Esperava por isso desde 1985”

Donos de históricos vitoriosos nas 24 Horas de Le Mans, Tom Kristensen e Allan McNish conquistaram os primeiros títulos mundiais de suas carreiras neste sábado (9), em Xangai

Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens das 6 Horas de Xangai

Os quarentões Tom Kristensen e Allan McNish podem, enfim, bater no peito e afirmarem que são campeões mundiais. Os pilotos da Audi construíram carreiras vitoriosas no endurance, mas, como, por 20 anos, não existiu um mundial da modalidade, eles nunca puderam alcançar tal feito. Essa espera chegou ao fim neste sábado (9), nas 6 Horas de Xangai. Com o terceiro lugar na prova, a dupla, que também conta com a companhia de Loïc Duval – chegando agora nas corridas de longa duração – conquistou o título da segunda temporada da história do WEC.

Vencedores das 24 Horas de Le Mans de 2013, Kristensen, McNish e Duval levantaram o caneco com uma rodada de antecedência – as 6 Horas do Bahrein fecharão o ano do WEC em 30 de novembro. Depois da festa, os dois pilotos mais veteranos do conjunto lembraram do início de suas trajetórias no esporte, na década de 1980, no kart.

McNish, Kristensen e Duval correm com o #2, mas pegaram o bico do #1 para comemorar o título (Foto: Audi)

“Eu estava esperando por esse momento desde 1985”, disse o escocês, primeiro piloto do país a ganhar um Mundial da FIA desde Colin McRae, no WRC, em 1995. “Mesmo no kart, eu briguei pelo título do Mundial – por coincidência, em Le Mans. Na F1, eu não tive uma chance real. Agora, em minha terceira categoria no automobilismo, deu certo”, comemorou.

Kristensen, nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, lembrou da frustração de perder o Mundial de Kart. “Eu fui vice-campeão de kart uma vez [em 1987], agora sou campeão mundial com a Audi. É uma sensação boa”, destacou.

McNish continuou: “Estou orgulhoso do que conquistamos juntos neste ano. As coisas estão indo realmente bem. Para mim, a corrida de Austin foi muito importante no caminho para o sucesso de hoje. Agora, sinto um calor especial no corpo e as costas um pouco molhadas, depois que Alex Wurz virou o champanhe em mim.”

O francês Duval ressaltou o ano perfeito que teve em 2013. “Fiz apenas uma temporada completa com a Audi ao lado de Tom e Allan neste ano. Foi uma combinação de pressão e esperança. Depois de tudo, estou pilotando para o melhor time do mundo. Sempre demos o nosso melhor e vencemos o Mundial hoje. É uma sensação incrível neste ano acima das expectativas no qual também vencemos Le Mans. Mais do que isso, impossível”, afirmou.

Confira entrevista exclusiva com o novo campeão do WEC, o dinamarquês Tom Kristensen, na RWUp
Duval: "Só jogadores de futebol e astros do rock sentem algo parecido com vitória em Le Mans"

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.