Buemi sofre punição, mas Alonso anda em ritmo impressionante e corta distância para líder López após 12 horas em Le Mans

Após cometer excesso de velocidade, Sébastien Buemi foi obrigado a prestar stop & go de 60s. A medida ampliou a distância entre os híbridos da Toyota e obrigou Fernando Alonso a forçar ritmo durante a noite em Le Mans, voltando o #8 para o páreo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Terminada a primeira a metade das 24h de Le Mans de 2018, a Toyota seguiu caminhando, apesar da maior separação entre seus carros, rumo a mais uma dobradinha no Mundial de Endurance. Desse modo, o #7, sob comando de Mike Conway, José María López e Kamui Kobayashi, continuou liderando e chegou a abrir quase 3min de vantagem sobre o #8 de Fernando Alonso, comandado também por Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.
 
A briga que se desenhou entre os carros da montadora japonesa ao longo de toda a primeira parte da disputa se enfraqueceu após a punição sofrida pelo trio do bicampeão mundial. A medida veio após Buemi ter excedido o limite de velocidade na zona de desaceleração, de modo que o suíço foi obrigado a realizar um stop & go de 60s e viu Conway se distanciar na liderança.
Sébastien Buemi foi obrigado a cumprir punição por excesso de velocidade nos boxes (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Uma vez cumprida a pena, porém, Buemi buscou recuperar-se do dano e, por seguidas vezes, virou abaixo do companheiro de equipe antes de devolver, pouco antes da 12ª hora, o comando para Alonso. O trio ainda foi beneficiado pela escapada do #25 de Mark Patterson, Ate de Jong e Tacsung Kim, que causou bandeira amarela, conforme previu o asturiano, favorável à diminuição da diferença entre os carros. Logo, ao fim da primeira metade, a diferença entre as Toyotas — que chegou quase na casa dos 3min — ficou em 1min15s236, enquanto o espanhol seguia no comando e andava em ritmo muito superior ao de López, coisa de 3s por volta abaixo do argentino.
 
Completando o pódio, vinha o #3 da Rebellion, sob comando de Mathias Beche — distante quatro voltas do segundo híbrido. Logo após, havia o carro de Bruno Senna, com o brasileiro dividindo os comandos, à altura, com André Lotterer. Os dois protótipos da equipe finalizavam o pelotão de frente, uma vez que tinham 15 voltas de distância para o quinto colocado da LMP1.
 
Dentre os acidentes da noite, o destaque ficou por conta da batida do #17 da SMP. Após ter sofrido com um pneu furado que causou uma vagarosa ida aos boxes, o carro da equipe, sob comando de Matevos Isaakyan, saiu da pista e atingiu o muro. Isaakyan ainda tentou seguir na prova mas, com a traseira danificada e expelindo muita fumaça, foi forçado a abandonar o equipamento antes de chegar aos boxes, causando frustração no seu estafe.
 
Enquanto isso, a liderança da LMP2 seguiu com o G-Drive #26, de Jean-Éric Vergne, Andrea Pizzitola e Roman Rusinov. O destaque, porém, ficou por conta do trio de André Negrão, que ganhou duas posições e ocupou o segundo lugar. O #36 da Signatech, completado por Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre, seguia uma volta atrás do #26 e 6s133 à frente do #23 — de Thimothé Buret, Julien Canal e Will Stevens. O trio de Felipe Nasr ocupava a 17ª colocação geral, com o brasileiro no comando.
 
Na LMGTE-PRO, a Porsche seguiu garantindo seu 1-2 com a liderança do #92 — de Michael Christensen, Kevin Estre e Laurens Vanthoor — sendo seguida, com 1min54s951 de distância, pelo #91 de de Richard Leitz, Gianmaria Bruni e Frédéric Makowiecki. Antes terceiro colocado, o #93, também da fabricante alemã, teve que ser submetido a uma troca do alternador, ficando 25 minutos parado e retornando em 16º. O pódio, então, passou a ser completado por Joey Hand, Dirk Müller e Sébastien Bourdais, da Chip Ganassi.
 
Melhor brasileiro do momento na classe, Pipo Derani seguia em quarto, ao passo que seu companheiro de trio, Toni Vilander, conduzia o #52 da AF Corse 52s992 atrás do terceiro colocado. Outro brasileiro da AF Corse, Daniel Serra seguia na oitava posição, ao passo que Tony Kanaan era sexto e Augusto Farfus nono.
 
Completando o páreo, a LMGTE-AM seguia com a liderança do #77 de Christian Ried, Julien Andlauer e Matt Campbell, pela Dempsey-Proton. O trio conseguiu se recuperar após os pit-stops e abriu 1min39s442 de vantagem o #85 de Jeroen Bleekemolen, Ben Keating e Luca Stolz.

Mundial de Endurance, 24 Horas de Le Mans, Classificação geral após 12 horas

 
1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
  196 voltas  
 
 
2 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+1:15.236    
 
 
3 3 THOMAS LAURENT
MATHIAS BECHE
GUSTAVO MENEZES
FRA
SUI
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+5 voltas    
 
 
4 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+6 voltas    
 
 
5 26 ROMAN RUSINOV
ANDREA PIZZITOLA
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+10 voltas    
 
 
6 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 – Gibson
+11 voltas    
 
 
7 23 THIMOTHÉ BURET
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
FRA
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+11 voltas    
 
 
8 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 – Gibson
+11 voltas    
 
 
9 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 – Gibson
+11 voltas    
 
 
10 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 – Gibson
+12 voltas    
 
 
11 40 JAMES ALLEN
JOSÉ GUTIÉRREZ
ENZO GUIBBERT
AUS
MEX
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+12 voltas    
 
 
12 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+12 voltas    
 
 
13 34 RICKY TAYLOR
CÔME LEDOGAR

DAVID HEINEMEIER-HANSSON
EUA
FRA
DIN
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+12 voltas    
 
 
14 32 HUGO DE SADELEER
WILLIAM OWEN
JUAN PABLO MONTOYA
SUI
EUA
COL
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+13 voltas    
 
 
15 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
JAN LAMMERS
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 – Gibson
+14 voltas    
 
 
16 35 VICTOR SHAITAR
HARRISON NEWEY
NORMAN NATO
RUS
GBR
FRA
P2 SMP RACING
DALLARA P217 – Gibson
+14 voltas    
 
 
17 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
NATHANAËL BERTHON
MEX
VEN
FRA
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 – Gibson
+16 voltas    
 
 
18 37 JAZEMAN JAAFAR
NABIL JEFRI
WEIRON TAN
MAS
MAS
MAS
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+16 voltas    
 
 
19 44 ANDREA BERTOLINI
NICLAS JÖNSSON
TRACY KRHOHN
ITA
SUE
EUA
P2 EURASIA MOTORSPORT
LIGIER JSP217 – Gibson
+17 voltas    
 
 
20 33 DAVID CHENG
NICHOLAS BOULLE
PIERRE NICOLET
EUA
EUA
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+17 voltas    
 
 
21 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
FELIPE NASR
ITA
ITA
BRA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 – Gibson
+18 voltas    
 
 
22 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
+21 voltas    
 
 
23 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+21 voltas    
 
 
24 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+22 voltas    
 
 
25 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+23 voltas    
 
 
26 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+23 voltas    
 
 
27 52 TONI VILANDER
ANTONIO GIOVINAZZI
PIPO DERANI
FIN
ITA
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+23 voltas    
 
 
28 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
TONY KANAAN
GBR
GBR
BRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+23 voltas    
 
 
29 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+23 voltas    
 
 
30 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+23 voltas    
 
 
31 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+24 voltas    
 
 
32 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
ALEXANDER SIMS
BRA
POR
ING
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+25 voltas    
 
 
33 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+25 voltas    
 
 
34 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
THOMAS DAGONEAU
FRA
FRA
FRA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+26 voltas    
 
 
35 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+26 voltas    
 
 
36 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+26 voltas    
 
 
37 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+27 voltas    
 
 
38 85 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
LUCA STOLZ
EUA
HOL
ALE
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FERRARI 488 GTE
+27 voltas    
 
 
39 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+27 voltas    
 
 
40 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+27 voltas    
 
 
41 84 LIAM GRIFFIN
COOPER MACNEIL
JEFFREY SEGAL
GBR
EUA
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+27 voltas    
 
 
42 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+28 voltas    
 
 
43 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+28 voltas    
 
 
44 88 MATTEO CAIROLI
KHALED AL QUBAISI
GIORGIO RODA
ITA
EAU
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+28 voltas    
 
 
45 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+28 voltas    
 
 
46 99 PATRICK LONG
TIMOTHY PAPPAS
SPENCER PUMPELLY
EUA
EUA
EUA
GTE AM PROTON COMPETITION
PORSCHE 911 RSR
+28 voltas    
 
 
47 61 WENG SUN MOK
MATTHEW GRIFFIN
KEITHA SAWA
MAS
IRL
JAP
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+29 voltas    
 
 
48 80 FABIO BABINI
CHRISTINA NIELSEN
ERIK MARIS
ITA
DIN
FRA
GTE AM EBIMOTORS
PORSCHE 911 RSR
+29 voltas    
 
 
49 5 CHARLES ROBERTSON
MICHAEL SIMPSON
LEO ROUSSEL
GBR
GBR
FRA
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+29 voltas    
 
 
50 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+29 voltas    
 
 
51 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+31 voltas    
 
 
52 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
ALEXANDER DAVISON
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+32 voltas    
 
 
53 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDWARD CHEEVER
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+35 voltas    
 
 
54 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
JENSON BUTTON
RUS
RUS
GBR
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+51 voltas    
 
 
55 6 ALEX BRUNDLE
OLIVER ROWLAND
OLIVER TURVEY
GBR
GBR
GBR
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+59 voltas    
 
 
56 17 STHÉPHANE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
MATEVOS ISAAKYAN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+73 voltas    
 
 
57 25 MARK PATTERSON
ATE DE JONG
TACKSUNG KIM
EUA
HOL
COR
P2 ALGARVE PRO RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+75 voltas    
   
   
58 94 ROMAIN DUMAS
TIMO BERNHARD
SVEN MÜLLER
FRA
ALE
ALE
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+104 voltas    
   
   
59 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
+104 voltas    
   
   
60 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
TOM DILLMANN
GBR
AUT
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 – Nismo
+131 voltas    
   
   

 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.