Alonso revela segredo para lidar com maratona entre WEC e F1: acionar modo de “economia de energia”

Ansioso para estrear no Mundial de Endurance neste fim de semana nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, Fernando Alonso sabe que vai viver uma verdadeira maratona em maio. Uma semana depois do seu debute no WEC, o bicampeão mundial de F1 disputa o GP da Espanha e, 15 dias depois, acelera no GP de Mônaco. Para resistir a tamanha intensidade, o piloto sabe que tem de dosar suas forças

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Como definiu Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Fernando Alonso foi corajoso ao assumir o desafio de disputar de forma simultânea tanto a temporada 2018 do Mundial de F1 com a McLaren como também a Super Season 2018/19 do WEC como piloto da Toyota. Ao todo, o espanhol de 36 anos vai encarar nada menos que 25 finais de semana só em 2018 contando as duas categorias. Em maio, vão ser três finais de semana cheios, a começar com o próximo, com a estreia no WEC nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.

 
Ainda em maio, uma semana depois do debute no Mundial de Endurance, Alonso vai correr em casa diante dos fãs no GP da Espanha de F1, em Barcelona. E 15 dias depois, volta a acelerar a McLaren MCL33 no mais tradicional evento do calendário, o GP de Mônaco — prova da qual esteve ausente em 2017 por conta da sua participação nas 500 Milhas de Indianápolis.
 
Entrevistado pelo site ‘Crash.net’, Alonso se mostrou ansioso com sua estreia no Mundial de Endurance nesta semana e garantiu estar pronto para o novo desafio e para a maratona que está por vir. “Não poderia estar melhor preparado”.
Fernando Alonso vai acelerar pela Toyota na temporada 2018/19 do Mundial de Endurance (Foto: Toyota)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Obviamente, Spa vai ser minha primeira experiência no Mundial de Endurance. Vou estar muito ocupado nas próximas semanas. Estou muito ansioso, vai ser uma experiência boa e espero que seja boa”, declarou.

 
Sobre a maratona de ter de encarar três finais de semana de corrida em maio, Alonso sabe que vai precisar dosar suas forças para suportar uma jornada tão intensa. “Estou no modo de economia de energia a cada dia porque sei que isso conta”.
 
Um dos segredos do espanhol é poupar energia sempre que puder. “Levantei nesta manhã, tinha planejado ir à academia e fazer um pouco de exercícios. Levantei e não me senti 100%, estava a 90%. Assim, hoje não fiz nada, fiquei um pouco mais na cama. Hoje vou dormir cedo outra vez”, comentou o piloto, que deixou claro que vai ter de ser menos intenso nas suas atividades antes das corridas. Tudo para chegar no máximo do potencial quando precisar acelerar.
 
“Você tenta pensar com vistas a duas semanas, a energia que precisa em duas semanas, algo assim. Não é uma preparação a curto prazo. É uma preparação a longo prazo. Preciso estar 100% no domingo, 100% no domingo seguinte, na Espanha, 100% para Le Mans…”, ponderou.
 
“Tenho tem de tentar estar sempre a 99% de média e buscar não ser tão exigente comigo mesmo neste ano. Definitivamente, o programa de treinos está muito calculado, também a maneira de descansar, os voos, o que comer”, completou o mais novo piloto do Mundial de Endurance.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.