Alonso reassume volante e mantém liderança do Toyota #8 com vantagem confortável após 20 horas em Le Mans

Mesmo com safety-car para reparos na pista e slow zones no terceiro setor, o LMP1 #8 da Toyota parece mesmo caminhar para uma vitória soberana em Le Mans. Sébastien Buemi deu lugar a Fernando Alonso. O Toyota #7 tem José María López neste período, mas está mais de 1min atrás. Bruno Senna vem em terceiro com a Rebellion #1, sendo o melhor dentre as equipes independentes, mas com 11 voltas de desvantagem para o líder

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Das 24 Horas de Le Mans, 20 já foram para a conta. E Fernando Alonso caminha firme rumo à glória em Sarthe ao lado de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e da Toyota, que só perde mesmo se houver um grande desastre na reta final da prova deste domingo (17). O bicampeão mundial de F1 reassumiu o volante do Toyota TS050 #8 e recebeu de Buemi o recado: “O seu carro está bom”. Mesmo com o acionamento do safety-car — para reparos de pista e, depois, por conta da batida de Paul di Resta — e das slow zones, a vantagem do #8 é bastante confortável e acima de 1min para o #7, que tem novamente tem ao volante José María ‘Pechito’ López.

 
Como esperado, a diferença dos dois híbridos da Toyota para o primeiro LMP1 independente, o Rebellion R13 #1, com o volante assumido por Bruno Senna nesta altura da prova, é enorme. O conjunto surge como o melhor dos não-híbridos e está em terceiro lugar, porém com 11 voltas de desvantagem para Alonso. Logo atrás, vem o outro Rebellion, o #3, que teve Mathias Beche ao volante na 20ª hora de prova.
A Toyota caminha para uma vitória que parece certa. E com Alonso ao volante do #8 (Foto: Toyota Gazoo Racing)
Com cinco horas para o fim da corrida, Di Resta bateu no muro, o que espalhou detritos do LMP2 #22 da United Autosports, que tinha ainda o luso Filipe Albuquerque e o norte-americano Phil Hanson. Di Resta foi encaminhado ao centro médico para a realização de exames de rotina, ainda que tenha saído andando do Ligier. O piloto foi liberado e está ok. Foi a pancada — seca, direto no muro —, que resultou no acionamento do safety-car novamente em Le Mans.
 
Sem contar os Toyota, que reinam soberanos, a prova vem sendo desafiadora para os LMP1. E isso se reflete diretamente na tabela de tempos, que mostra o carro líder da LMP2 em quinto lugar no geral. 
 
A G-Drive continua dominante na prova e tem novamente ao volante Jean-Éric Vergne, que está muito perto também do título da FE. Ao lado de Roman Rusinov e Andrea Pizzitola, o francês lidera a tripulação e tem duas voltas de vantagem para o segundo colocado da categoria, o trio da Signatech Alpine Matmut, com Pierre Thiriet ao volante, além de Nicolas Lapierre e do aniversariante do dia, o brasileiro André Negrão. 
Paul di Resta bateu na 19ª hora e causou novo acionamento do safety-car (Foto: Reprodução)
O Ligier #23 da Panis-Barthez, tripulado por Thimothé Buret, Julien Canal e Will Stevens, vinha em segundo na LMP2, mas recolheu para a garagem após um pit-stop inesperado por conta de problemas no protótipo.
 
Após mais um trecho de prova completado, a Porsche luta para alcançar uma dobradinha histórica no aniversário de 70 anos da lendária marca alemã. Com sua equipe oficial na LMGTE-Pro, o Pink Pig #92, pilotado por Michael Christensen e com Laurens Vanthoor e Kevin Estre também na tripulação, seguem na frente com uma volta de frente para o segundo pelotão, que é marcado por uma incrível disputa envolvendo três carros.
O belo Pink Pig da Porsche segue na liderança na LMGTE-Pro em Le Mans (Foto: Twitter)
Dois Ford GT, o #68, guiado por Sébastien Bourdais, e o #67, com Andy Priaulx ao volante, lutaram com coragem contra o Porsche 911 RSR #91, com a não menos clássica pintura da Rothmans e pilotado por Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki. No fim das contas, na entrada da 20ª hora, o #67 de Priaulx, Harry Tincknell e Tony Kanaan surge em segundo, muito próximo do Porsche #91 e do Ford GT #68 de Bourdais, Joey Hand e Dirk Müller.
 
E na LMGTE-Am, tudo aponta para outra vitória da Porsche com a Dempsey-Proton, que lidera a prova na categoria dos gentlemen-drivers tendo ao volante Christien Ried, além de Matt Campbell e Julien Andlauer na tripulação. No entanto, a fatura ainda não está decidida — Le Mans é Le Mans. No momento, aparece em segundo a Ferrari F488 GTE da Keating Motorsports guiada por Jeroen Bleekemolen, companheiro de equipe de Ben Keating e Luca Stolz.

Mundial de Endurance 2018, 24 Horas de Le Mans, parcial após 20 horas: 

1 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
20:00:05.428 319 voltas  
 
 
2 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+1:16.319    
 
 
3 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+11 voltas    
 
 
4 3 THOMAS LAURENT
MATHIAS BECHE
GUSTAVO MENEZES
FRA
SUI
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 – Gibson
+11 voltas    
 
 
5 26 ROMAN RUSINOV
ANDREA PIZZITOLA
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
FRA
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
+15 voltas    
 
 
6 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 – Gibson
+17 voltas    
 
 
7 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 – Gibson
+18 voltas    
 
 
8 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 – Gibson
+19 voltas    
 
 
9 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 – Gibson
+19 voltas    
 
 
10 37 JAZEMAN JAAFAR
NABIL JEFFRI
WEIRON TAN
MAS
MAS
MAS
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+24 voltas    
 
 
11 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
JAN LAMMERS
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 – Gibson
+24 voltas    
 
 
12 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
NATHANAËL BERTHON
MEX
VEN
FRA
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 – Gibson
+24 voltas    
 
 
13 23 THIMOTHÉ BURET
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
FRA
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+27 voltas    
 
 
14 44 ANDREA BERTOLINI
NICLAS JÖNSSON
TRACY KRHOHN
ITA
SUE
EUA
P2 EURASIA MOTORSPORT
LIGIER JSP217 – Gibson
+27 voltas    
 
 
15 33 DAVID CHENG
NICHOLAS BOULLE
PIERRE NICOLET
EUA
EUA
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+27 voltas    
 
 
16 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 – Gibson
+28 voltas    
 
 
17 35 VICTOR SHAITAR
HARRISON NEWEY
NORMAN NATO
RUS
GBR
FRA
P2 SMP RACING
DALLARA P217 – Gibson
+31 voltas    
 
 
18 32 HUGO DE SADELEER
WILLIAM OWEN
JUAN PABLO MONTOYA
SUI
EUA
COL
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
+36 voltas    
 
 
19 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+36 voltas    
 
 
20 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
TONY KANAAN
GBR
GBR
BRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+37 voltas    
 
 
21 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+37 voltas    
 
 
22 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+37 voltas    
 
 
23 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+37 voltas    
 
 
24 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+37 voltas    
 
 
25 52 TONI VILANDER
ANTONIO GIOVINAZZI
PIPO DERANI
FIN
ITA
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+38 voltas    
 
 
26 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+38 voltas    
 
 
27 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+40 voltas    
 
 
28 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+40 voltas    
 
 
29 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
FELIPE NASR
ITA
ITA
BRA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 – Gibson
+41 voltas    
 
 
30 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+41 voltas    
 
 
31 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+43 voltas    
 
 
32 85 BEN KEATING
JEROEN BLEEKEMOLEN
LUCA STOLZ
EUA
HOL
ALE
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FERRARI 488 GTE
+43 voltas    
 
 
33 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
THOMAS DAGONEAU
FRA
FRA
FRA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 – Gibson
+43 voltas    
 
 
34 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+43 voltas    
 
 
35 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+44 voltas    
 
 
36 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+45 voltas    
 
 
37 99 PATRICK LONG
TIMOTHY PAPPAS
SPENCER PUMPELLY
EUA
EUA
EUA
GTE AM PROTON COMPETITION
PORSCHE 911 RSR
+45 voltas    
 
 
38 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+45 voltas    
 
 
39 80 FABIO BABINI
CHRISTINA NIELSEN
ERIK MARIS
ITA
DIN
FRA
GTE AM EBIMOTORS
PORSCHE 911 RSR
+45 voltas    
 
 
40 61 WENG SUN MOK
MATTHEW GRIFFIN
KEITHA SAWA
MAS
IRL
JAP
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+45 voltas    
 
 
41 84 LIAM GRIFFIN
COOPER MACNEIL
JEFFREY SEGAL
GBR
EUA
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+46 voltas    
 
 
42 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+48 voltas    
 
 
43 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+51 voltas    
 
 
44 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDWARD CHEEVER
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+53 voltas    
 
 
45 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
JENSON BUTTON
RUS
RUS
GBR
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+54 voltas    
 
 
46 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
ALEXANDER DAVISON
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+55 voltas    
 
 
47 5 CHARLES ROBERTSON
MICHAEL SIMPSON
LEO ROUSSEL
GBR
GBR
FRA
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
+72 voltas    
 
 
48 25 MARK PATTERSON
ATE DE JONG
TACKSUNG KIM
EUA
HOL
COR
P2 ALGARVE PRO RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
+88 voltas    
 
 
49 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 – Gibson
abandonou    
 
 
50 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING – GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
abandonou    
 
 
51 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
abandonou    
 
 
52 88 MATTEO CAIROLI
KHALED AL QUBAISI
GIORGIO RODA
ITA
EAU
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
abandonou    
 
 
53 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
ALEXANDER SIMS
BRA
POR
ING
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
abandonou    
 
 
54 40 JAMES ALLEN
JOSÉ GUTIÉRREZ
ENZO GUIBBERT
AUS
MEX
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 – Gibson
abandonou    
 
 
55 34 RICKY TAYLOR
CÔME LEDOGAR

DAVID HEINEMEIER-HANSSON
EUA
FRA
DIN
P2 JACKIE CHAN DC RACING
LIGIER JSP217 – Gibson
abandonou    
 
 
56 6 ALEX BRUNDLE
OLIVER ROWLAND
OLIVER TURVEY
GBR
GBR
GBR
P1 CEFC TRSM RACING
GINETTA G60-LT-P1-Mecachrome
abandonou    
 
 
57 12 STHÉPNAHE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
MATEVOS ISAAKYAN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
abandonou    
   
   
58 94 ROMAIN DUMAS
TIMO BERNHARD
SVEN MÜLLER
FRA
ALE
ALE
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
abandonou    
   
   
59 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
abandonou    
   
   
60 4 OLIVER WEBB
DOMINIK KRAIHAMER
TOM DILLMANN
GBR
AUT
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 – Nismo
abandonou    
   
   

 

CONFLITO À VISTA?

NOVA EQUIPE DE LORENZO, HONDA É TODA MOLDADA PARA MÁRQUEZ

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.