Alonso classifica estreia no WEC como fantástica e diz que Toyota foi perfeita nas 6h de Spa-Francorchamps

Fernando Alonso definiu como fantástica a estreia no Mundial de Endurance e afirmou que a Toyota fez uma corrida perfeita para garantir a dobradinha na classe LMP1 nas 6h de Spa-Francorchamps, neste sábado (5)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Foram quase cinco anos sem vencer, mas agora este jejum acabou. Fernando Alonso conquistou a vitória nas 6h de Spa-Francorchamps, na Bélgica, logo na estreia no Mundial de Endurance pela Toyota. O espanhol, que dividiu o protótipo #8 com Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, cruzou a linha de chegada na frente, depois que o trio dominou a corrida belga – sendo ameaçado apenas no fim, quando o outro Toyota encostou. Mas aí veio a ordem da cúpula da montadora japonesa para anular qualquer briga entre os dois carros, o que apenas assegurou o triunfo. 

 
Ao falar sobre a prova, Alonso considerou a performance "fantástica" e elogiou muito o trabalho realizado pela equipe nipônica e os dois companheiros de carro. "Foi uma boa estreia, definitivamente", afirmou o piloto da McLaren na F1 aos jornalistas em Spa. "Na corrida, acho que levamos todas as voltas, basicamente. Tivemos três intervenções do safety-car, perdemos vantagem, mas mantivemos a nossa posição até a última volta", completou.
 
Quando perguntado sobre o fim da seca de vitórias, o asturiano brincou: "Ganhei algumas corridas no kart".
O pódio das 6h de Spa-Francorchamps (Foto:Toyota)
"Eu estava falando com os caras ali, é muito bom voltar ao pódio, eu ficaria aqui durante toda a noite. Volte para me buscar só amanhã, vou passar a noite aqui", completou o asturiano, que não subia ao pódio desde o GP da Hungria de 2014.
 
Buemi foi quem largou com o Toyota #8 e guiou o carro até a volta 34, quando o entregou a Alonso, que pilotou até a 73ª passagem. Aí Nakajima assumiu, mas precisou fazer um pit-stop extra por conta de uma falha no cinto de segurança. O japonês ainda cometeu um erro ao rodar na La Source logo depois. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Apesar dos incidentes, a tripulação conseguiu manter o carro sempre na ponta. "Foi um pouco confuso com o tráfego e o equilíbrio do carro, brigamos um pouco, porque saía de frente, mas creio que foi uma boa experiência", disse Fernando, que voltou ao volante na volta 131 e guiou até o fim. 
 
Na última meia-hora de corrida, o bicampeão enfrentou o ataque de Mike Conway no outro Toyota. "Foi complicado em termos de desempenho, fizemos uma corrida segura, sabendo da nossa vantagem, mas essa distância acabou no safety-car. De qualquer forma, a equipe foi incrível. Acho que fizemos a corrida perfeição. Foi uma dobradinha, então foi bom para a equipe. Todos acham que é fácil, mas você precisa fazer o resultado acontecer", encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.