window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Edoardo Mortara fez tudo o que estava em seu alcance para conquistar o título da temporada 2016 do DTM. Neste domingo (16), o piloto evitou as confusões da largada, manteve bom ritmo durante toda a prova e cruzou a linha de chegada na primeira colocação em Hockenheim.
No entanto, com a quarta colocação de Marco Wittmann, o campeonato ficou nas mãos do alemão e da BMW. Quem ficou com a segunda colocação foi Christian Vietoris, e Paul di Resta completou o pódio da segunda prova do final de semana.
Mortara teve grande vitória em Hockenheim (Foto: Reprodução/Twitter)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Assim que a largada foi liberada em Hockenheim, António Félix da Costa conseguiu sustentar sua primeira colocação, com Gary Paffett na segunda colocação e Wittmann no terceiro posto do pelotão.
Na quarta volta, no entanto, Paffett acabou tocando o português, que rodou na pista, parou na área de escape do traçado e caiu para o fundo do pelotão. Como consequência do incidente, o competidor do carro #2 acabou sofrendo uma punição de drive-through.
Wittmann foi quem se beneficiou pulando para a ponta, e foi quando uma emocionante briga pela liderança entre ele e Mortara. O competidor do carro #11 aparecia na liderança da corrida quando começou a receber ataques do piloto do #48.
Então, em grande movimento, o titular da Audi conseguiu superar o piloto da BMW assumindo então a liderança da prova, mas ainda não tendo resultado necessário para conquistar o título da temporada.
Com dez voltas completadas, Mortara seguia líder, perseguido por Wittmann. Tom Blomqvist era o terceiro, com Christian Vietoris na quarta posição e Maxime Martin fechando o top-5. Augusto Farfus aparecia em décimo.
Após a agitação inicial, as posições começaram a se manter pelo pelotão , sem grandes mudanças vistas pelos próximos giros.
Farfus, que começava a escalar aos poucos as posição e aparecia na nona colocação, acabou sofrendo um pequeno revés em sua prova. Na 16ª volta, acabaram tocando no brasileiro, que rodou que caiu para 15º.
Com exceção da Audi na primeira colocação, a BMW vinha fazendo prova exemplar em Hockenheim. Das sete colocações da ponta da tabela, a montadora alemã ocupava do segundo ao sétimo posto.
Na 23ª volta, com menos de 25 minutos para as bandeiras quadriculadas tremularem no circuito, quase todos os pilotos já tinham passado nos boxes quando os dois postulantes ao título fizeram suas paradas um giro mais tarde.
No entanto, enquanto Mortara teve ótimo desempenho e voltou para a pista na ponta da prova, Wittmann não teve a mesma sorte. O piloto voltou apenas na sétima colocação, vendo, então, o adversário ser o campeão até o momento.
Wittmann chegou em quarto e conquistou título de 2016 (Foto: DTM)
Quem não vinha fazendo disputa muito positiva era o português Da Costa. Após o toque na largada e ter perdido muitas posições com o incidente, o piloto, quando saia dos boxes, acabou perdendo uma de suas rodas, que saiu voando para o meio da pista.
Com a parada de Mike Rockenfeller e Nico Müller, Wittmann pulou para quinto e estava agora com o titulo provisório de 2016.
Quando os cronômetros marcavam menos de dez minutos para encerrar a prova, era Mortara o líder da disputa, com Vietoris na segunda colocação, Paul Di Resta em terceiro, Wittmann em quarto e Timo Glock em quinto.
Dali para o final nada mais mudou. Apesar da primeira colocação de gala de Mortara, o quarto posto de Wittmann foi suficiente para conquistar o caneco da temporada 2016. Vietoris foi o segundo, com Di Resta em terceiro e Timo Glock completando o top-5.
DTM, Hockenheim, Corrida 2, Classificação final:
1 |
EDOARDO MORTARA |
ITA |
AUDI ABT |
1:02:52.131 |
39 voltas |
2 |
CHRISTIAN VIETORIS |
ALE |
MERCEDES MÜCKE |
+3.040 |
|
3 |
PAUL DI RESTA |
ESC |
MERCEDES HWA |
+4.294 |
|
4 |
MARCO WITTMANN |
ALE |
BMW RMG |
+5.030 |
|
5 |
TIMO GLOCK |
ALE |
BMW MTEK |
+6.103 |
|
6 |
MAXIME MARTIN |
BEL |
BMW RBM |
+8.947 |
|
7 |
TOM BLOMQVIST |
ING |
BMW RBM |
+13.857 |
|
8 |
JAMIE GREEN |
ING |
AUDI ROSBERG |
+15.054 |
|
9 |
ROBERT WICKENS |
CAN |
MERCEDES HWA |
+16.012 |
|
10 |
MARTIN TOMCZYK |
ALE |
BMW SCHNITZER |
+21.313 |
|
11 |
MIKE ROCKENFELLER |
ALE |
AUDI PHOENIX |
+21.503 |
|
12 |
BRUNO SPENGLER |
CAN |
BMW MTEK |
+22.230 |
|
13 |
NICO MÜLLER |
SUI |
AUDI ABT |
+24.962 |
|
14 |
MIGUEL MOLINA |
ESP |
AUDI ABT |
+25.979 |
|
15 |
GARY PAFFETT |
ING |
MERCEDES ART |
+27.937 |
|
16 |
LUCAS AUER |
AUT |
MERCEDES ART |
+29.298 |
|
17 |
RENÉ RAST |
ALE |
AUDI ROSBERG |
+36.530 |
|
18 |
TIMO SCHEIDER |
ALE |
AUDI PHOENIX |
+39.112 |
|
19 |
MAXIMILIAN GÖTZ |
ALE |
MERCEDES HWA |
+55.972 |
|
20 |
DANIEL JUNCADELLA |
ESP |
MERCEDES HWA |
+6 voltas |
NC |
21 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MERCEDES ART |
+7 voltas |
NC |
22 |
AUGUSTO FARFUS |
BRA |
BMW MTEK |
+10 voltas |
NC |
23 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
BMW SCHNITZER |
+18 voltas |
NC |
24 |
ADRIEN TAMBAY |
FRA |
AUDI ROSBERG |
+24 voltas |
NC |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.