Como parte do alinhamento técnico com Super GT do Japão, DTM anuncia mudança para motor turbo a partir de 2017

O DTM anunciou que, a partir da temporada 2017, os carros vão usar motores turbo de 2 l e 600 cv. A medida é uma forma de alinhamento com o regulamento técnico do Super GT do Japão

Como parte do alinhamento técnico com o Super GT do Japão, o DTM, o campeonato alemão de turismo, anunciou nesta terça-feira (30) que vai adotar motores turbos menores a partir da temporada 2017. Os dois campeonatos têm compartilhado chassis e regulamentos aerodinâmicos desde o início do ano.

Em 2017, o acordo conjunto será estendido para incluir os motores por meio do novo regulamento 'Classe um', que vai especificar para as duas categorias a configuração dos motores de 2 l, quatro cilindros e unidades turbo de 600 cv. A nova regra também vai incluir especificações quanto a testes e pneus. A mudança significa o fim dos motores V8 que atualmente são usados do DTM.

DTM terá motore turbo em 2017 (Foto: DTM)

De acordo com o presidente da ITR (Associação Internacional de Corridas de Carros de Turismo), a entidade que organiza o campeonato germânico, Hans Werner Aufrecht, os regulamentos — que também serão usados pelas competições norte-americanas sob a chancela da IMSA (Associação Internacional do Esporte a motor) — vão abrir a possibilidade de as equipes competirem em outros campeonatos sem a necessidade de mudanças extremas e dentro de um controle de custos.

"O acordo entre os principais fabricantes de automóveis da Alemanha e do Japão é um marco importante no caminho para a implantação de um regulamento conjunto", disse Aufrecht, em nota. "Cabe agora aos fabricantes decidirem se vão querer correr em Suzuka, Nürburgring ou Daytona. Essa medida vai fornecer grandes oportunidades de marketing às montadoras", completou.

"E o nome, Classe um, é um importante componente, então podemos dizer que estamos todos juntos nisso. Estou contente que tenhamos alcançado esse denominador comum na Europa, no Japão e nos EUA", acrescentou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.