Rimbano fatura vitória categórica em Goiânia. Di Mauro sofre punição e Robe fica perto do título do Brasileiro de Turismo

Quarto lugar no grid de largada, Pietro Rimbano teve uma tarde perfeita, partiu para cima dos adversários e conseguiu sua segunda vitória na temporada 2017 do Brasileiro de Turismo, também a segunda em Goiânia. Gaetano di Mauro vinha em segundo, mas sofreu uma punição confusa por ter feito seu pit-stop fora da janela obrigatória. Melhor para Gabriel Robe, que terminou em sétimo e abriu 30 pontos para Gaetano, ficando mais perto do título

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O sábado (18) do Brasileiro de Turismo em Goiânia foi de muita festa para a RKL Competições. Pela manhã, a equipe viu a conquista da pole-position por Gustavo Frigotto, enquanto Pietro Rimbano obteve o quarto lugar. Na antepenúltima prova da temporada, contudo, Rimbano não tomou conhecimento dos adversários e fez uma prova quase perfeita para faturar sua segunda vitória no ano, também a segunda no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Vitor Baptista, da Full Time/Shell Racing, completou o pódio.

 
Gaetano di Mauro ficou muito perto do pódio e caminhava para encurtar a diferença para Gabriel Robe e acirrar a batalha pelo título até à etapa de São Paulo. Mas o paulista da W2/Shell Racing sofreu uma punição confusa, uma vez que a direção de prova pontuou que o piloto do carro #11 fez sua parada obrigatória antes da abertura da janela de pit-stops. Gaetano cumpriu um drive-through, mas terminou em 17º e último dentre os pilotos que completaram a prova.
 
Melhor para Gabriel Robe, que mesmo terminando na sétima colocação, deu um passo decisivo rumo ao título. O piloto da Motortech agora soma 137 pontos, 30 a mais em relação a Di Mauro. Luca Milani, décimo na corrida deste sábado, tem 105, contra 104 de Frigotto e 103 de Rimbano, que fecha o rol dos cinco primeiros da tabela do campeonato.
 
A segunda prova da rodada de Goiânia está marcada para 8h30 (horário de Brasília) e vai contar com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 3.
Largada do Brasileiro de Turismo em Goiânia com Frigotto puxando a fila (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Saiba como foi a corrida 1 do Brasileiro de Turismo em Goiânia
 
Frigotto manteve a dianteira após largar na pole, enquanto Rimbano travou uma batalha dura com Di Mauro pelo segundo lugar, mas Gaetano conseguiu se segurar, seguido por Raphael Reis, seu companheiro de equipe. Pietro caiu para quarto, logo à frente de Gabriel Robe e Marco Cozzi.
 
Robe vinha ali na briga, mas sofreu um duro revés, que refletiu sobretudo na briga pelo título. O gaúcho perdeu várias posições e caiu para décimo, enquanto Gaetano se segurava em segundo. Porém, o piloto da W2/Shell Racing sofria com a pressão de Rimbano, que havia ultrapassado Reis na segunda volta.
 
A grande desvantagem para os rivais na luta pela vitória era o peso a mais de lastro que Di Mauro levava na corrida 1: nada menos que 70 kg por conta da sua posição de vice-líder, o que faz muita diferença em termos de desempenho. Por isso, foi praticamente impossível resistir à pressão de Rimbano, que só estava atrás do seu companheiro de equipe na RKL, o paranaense Frigotto.
Pietro Rimbano festeja a vitória em Goiânia neste sábado (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Com o carro mais rápido da pista, Rimbano mandou às favas qualquer tipo de ‘proteção’ a Frigotto e fez a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe para ganhar a liderança da prova. Mais atrás, Reis também mostrava que não havia jogo de equipe na W2 e passou Di Mauro para subir para terceiro. Cozzi se colocava mais atrás, em quinto, seguido por Gustavo Myasava, da MRF, e Vitor Baptista, da Full Time/Shell Racing.
 
Robe conseguiu recuperar posições preciosas e vinha em oitavo, mas distante de qualquer briga por vitória. Mais à frente, Di Mauro também mostrava não ter chances de brigar por algo mais, mas já era uma colocação melhor por estar à frente do seu maior adversário na briga pelo título.
 
Foi justamente Gaetano o primeiro piloto da prova a abrir a janela de pit-stop, o que foi sinalizado pela transmissão oficial da prova, e efetuou o reabastecimento obrigatório na volta 13. Foi um splash-and-go, só para cumprir com o regulamento antes de voltar à disputa. Era a senha para que os outros competidores fizessem o procedimento nas voltas seguintes.
 
Frigotto e Reis fizeram suas paradas na mesma volta, a 16. Todo o prejuízo ficou com o dono do carro #86, que perdeu a posição para Reis ainda no pit-lane e, quando voltou à pista, foi superado também por Rimbano e Di Mauro. De líder, Frigotto caía para quarto. E Pietro caminhava para uma vitória categórica em Goiânia.
 
Por sua vez, Di Mauro partia para o tudo ou nada para somar pontos preciosos para o campeonato e passava o companheiro de equipe Reis. Mas o piloto viu sua corrida ser prejudicada por conta de um drive-through anunciado pela direção de prova por ter feito sua parada fora da janela. Gaetano ainda sofreu um susto quando o carro de Raphael Campos rodou bem à sua frente e quase bateu. O prejuízo ficou todo com Reis, que teve seu carro avariado após ter tocado no carro de Campos.
 
Pouco depois, a direção de prova acionou o safety-car por conta de detritos na pista. Em meio à bandeira amarela, Di Mauro cumpriu seu drive-through e voltou no meio do pelotão, despencando de segundo para 17º, perdendo qualquer chance de pontuar. Sorte, toda sorte levou Robe, que mesmo após uma corrida difícil conseguia abrir vantagem para o adversário por conta do sétimo lugar na disputa.
 
No fim das contas, a prova foi encerada sob regime de safety-car com Rimbano festejando a vitória com direito a dobradinha da RKL, com Vitor Baptista levando a Full Time/Shell Racing para o terceiro lugar. Reis finalizou em quarto, enquanto Cozzi completou os cinco primeiros, seguido por Gustavo Myasava e Gabriel Robe. Lukas Moraes, de volta ao Brasileiro de Turismo, foi o oitavo, com Pedro Saderi em nono e Luca Milani fechando o top-10.
MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.