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A tarde deste sábado (9) marcou a primeira vitória de Vitor Baptista no Brasileiro de Turismo. O jovem de 19 anos, que faz sua estreia nesta temporada na classe de acesso à Stock Car, fez uma corrida sólida com o carro da Shell Racing/Full Time Academy. Logo na largada, o paulista, que passou pela World Series antes de retornar ao Brasil e abrir nova fase da carreira no turismo, assumiu a liderança ao passar o pole Luca Milani. Desde então, não foi mais superado, partindo para vencer uma corrida tumultuada, que teve um total de três intervenções do safety-car.
Milani bem que tentou, quase passou Baptista na saída do pit-lane, mas teve de se contentar com o segundo lugar, ainda assim um bom resultado em termos de luta pelo título. O piloto ainda suportou a pressão do combativo Gustavo Frigotto, que fez uma boa corrida e finalizou em terceiro. Lukas Moraes, de volta ao grid do Brasileiro de Turismo como substituto de Raphael Reis no carro da W2, foi o quarto, enquanto Gabriel Robe fechou o top-5.
E Robe foi quem se deu melhor neste sábado em termos de campeonato. Isso porque Gaetano di Mauro, que vinha como líder do campeonato, abandonou a prova ainda na primeira volta e proporcionou ao gaúcho de Pelotas tomar a ponta. Agora, Robe tem 115 pontos, contra 107 do piloto da Shell Racing/W2. Milani vem em terceiro, com 96.
Baptista no topo: festa após a primeira vitória no Brasileiro de Turismo (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
O desfecho da rodada dupla do Brasileiro de Turismo está marcado para 8h20 (horário de Brasília) de domingo, com a disputa da segunda prova do fim de semana em Londrina.
Saiba como foi a corrida 1 do Brasileiro de Turismo em Londrina
A primeira fila foi formada por dois grandes pilotos da nova geração: Luca Milani e Vitor Baptista, que arrancaram para a corrida na reta oposta, com Lukas Moraes em terceiro. Com o carro da Shell Racing, Baptista assumia a ponta, enquanto mais atrás Marco Cozzi escapava pelo curvão na área de escape.
Ainda na primeira volta, Giulio Borlenghi fechou o cascavelense Gustavo Myasava, que não conseguiu evitar o choque contra o barranco, quase escalando o morro, sendo mais um dos pilotos a deixar a prova. Por conta do incidente, Borlenghi foi excluído da prova. Quem também abandonava a disputa era ninguém menos que o então líder do campeonato, Gaetano di Mauro, que mal teve tempo para acelerar nesta tarde.
Gaetano di Mauro fica pelo caminho ainda na primeira volta em Londrina (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
A intervenção do safety-car foi inevitável. A relargada só aconteceu na quarta volta, quando restavam pouco mais de 26 minutos para o fim da corrida. Baptista seguia na frente, com Milani em segundo, à frente de Robe, Lukas Moraes e Gustavo Frigotto, o grande nome da última sexta-feira.
Moraes abria caminho e passava Robe, que também era superado por Frigotto. O gaúcho começava a perder rendimento e ficava na alça de mira do piloto da casa, Pedro Saderi. Mais atrás, a prova continuava conturbada: Tuca Antoniazzi rodou e Pietro Rimbano não conseguiu evitar o choque no carro #46, enquanto o jovem Matheus Muniz passou reto por um trecho de curva bateu muito forte, de frente, na barreira de pneus.
O safety-car entrava novamente na pista em Londrina. A bandeira verde só voltou a ser tremulada na volta 12, quando a direção de prova abriu a janela para o pit-stop obrigatório. Boa parte dos pilotos entrou nos boxes. Após a parada, Baptista e Milani saíram do pit-lane lado a lado, mas Vitor conseguiu retomar a liderança.
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Frigotto, Robe e Saderi optaram por completar mais uma volta antes do pit-stop obrigatório. A tática adotada pelo piloto da RKL foi quase perfeita. Frigotto saiu do seu pit-stop quase à frente de Baptista e ganhou posições preciosas, subindo para terceiro, atrás também de Milani. Mais atrás, Guto Matiazi tocava no carro de Saderi, que rodava.
Quando a prova se encaminhava para seus dez minutos finais. Baptista tinha uma vantagem pequena, porém boa o bastante para se manter na frente sem ser tão incomodado por Milani, que por sua vez era pressionado por Frigotto. Até que o safety-car entrava na pista pela terceira vez, quando Antoniazzi chocava seu carro contra a barreira de pneus.
Na volta 19, a prova tinha nova relargada com Baptista tentando novamente abrir vantagem, enquanto Frigotto buscava ganhar a segunda posição de Milani e Moraes também estava bem perto, em quarto lugar. No último giro, Moraes impôs maior pressão pra cima de Frigotto, mas o curitibano conseguiu se segurar em terceiro lugar, atrás de Milani e do grande vencedor da tarde, Vitor Baptista. Foi a primeira vitória do paulista como piloto do Brasileiro de Turismo.
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