Liuzzi deixa confusão das primeiras voltas para rivais, dá aula de kart e é campeão do Desafio das Estrelas

Vitantonio Liuzzi desempatou a disputa entre estrangeiros e brasileiros no Desafio das Estrelas ao vencer a nona edição do evento, neste domingo, em Penha (SC): placar agora aponta 5 a 4 para os visitantes

icon_foto As imagens do domingo do Desafio das Estrelas no Beto Carrero

Vitantonio Liuzzi deu uma aula de kart neste fim de semana em Penha (SC). O italiano liderou todos os treinos, marcou a pole-position e venceu com facilidade o Desafio das Estrelas de 2014. Nada mal para um campeão mundial na categoria.

Pole-position, ele largou muito bem e deixou os adversários mais próximos brigando entre si. Quando as disputas acalmaram atrás dele, a vantagem já era de mais de cinco karts. Dali em diante, a corrida se tornou um passeio sossegado para Liuzzi.

Liuzzi comemora vitória no Desafio das Estrelas (Foto: Duda Bairros)

A segunda colocação foi conquistada pelo suíço Sébastien Buemi após ótima corrida de recuperação: largando de 13º, ele soube ganhar posições enquanto estava no meio do bolo nas voltas iniciais e foi preciso para ganhar de Felipe Massa, Júlio Campos e Lucas Di Grassi no final.

Massa foi quem completou o pódio. Para isso, precisou derrotar Campos em uma disputa que durou até os últimos metros. Os dois trocaram ultrapassagens até que o organizador do Desafio conseguisse se firmar em terceiro. Instantes antes, essa mesma briga vitimara Di Grassi: segundo colocado na maior parte da prova, o piloto da Audi no WEC rodou após ser tocado por Massa e abandonou.

Campos terminou em quarto, logo à frente de Antonio Pizzonia, seu novo companheiro de equipe na Stock Car.

Agora, em nove edições do Desafio das Estrelas, os pilotos estrangeiros levam vantagem no confronto com os brasileiros. Michael Schumacher (2007 e 2008), Jaime Alguersuari (2011), Jules Bianchi (2012) e Liuzzi (2013) somaram os pontos dos visitantes. Os anfitriões campeões foram Daniel Serra (2005), Felipe Massa (2006), Rubens Barrichello (2008) e Lucas Di Grassi (2010).

Confira como foi o Desafio das Estrelas de 2014:

O cenário desenhado na largada não poderia ser melhor para Vitantonio Liuzzi. O pole-position contornou bem a primeira curva e deixou a confusão para quem vinha atrás. Lucas Di Grassi, Júlio Campos, Augusto Farfus, Felipe Massa e Rubens Barrichello vieram atrás batendo roda. Rapidamente, o italiano já tinha uma vantagem de cinco karts para o resto.

Campos passou Di Grassi e assumiu a segunda posição. Juntos, os dois abriram para quem vinha atrás – as divididas de curva eram ferozes e custavam-lhes bastante tempo. Na sexta volta, Lucas conseguiu dar o troco e retomou a segunda posição.

Liuzzi disparou já na largada (Foto: Duda Bairros)

Mais atrás, Massa fez boas ultrapassagens sobre Barrichello e Farfus e subiu para quarto. Na sequência, Farfus acabou se dando bem mal: no meio do bolo, perdeu posições em meio aos vários toques e abandonou depois de bater com o kart de Felipe Giaffone – ambos tiveram as carenagens danificadas, e ‘Ninho’ nem conseguiu seguir na disputa.

Sébastien Buemi foi um que aproveitou o caos: 13º no grid, o suíço alcançou a quinta posição na metade da corrida.

Pensando na vitória, Di Grassi bem que tentou sair à caça de Liuzzi, mas o terreno perdido nas primeiras voltas tornou essa missão praticamente impossível em condições normais. A essa altura, a diferença já superava a casa de 4s.

Um pouco mais de emoção, só quando um novo grupo se formou na batalha pela segunda posição: Massa e Buemi conseguiram alcançar Di Grassi e Campos na tentativa de buscar o pódio.

Buemi superou Massa na 16ª volta. Dois giros depois, alcançou Campos e Di Grassi e deu o bote para assumir a segunda posição.

Teve início, então, uma batalha intensa valendo o pódio entre Campos, Massa e Di Grassi. Na entrada da reta dos boxes, o dono da festa colocou por dentro e, na saída da curva, Di Grassi ficou sem espaço. O paulista saiu da pista, rodou e abandonou. Campos aproveitou e recuperou o terceiro posto, e Pizzonia chegou para a brincadeira.

Di Grassi roda após dividir curva com Massa (Fotos: Duda Bairros)

Na penúltima volta, Massa colocou por dentro em uma freada na parte mais lenta da pista e passou Campos. O paranaense respondeu, mas teve de engolir a 'tréplica' do novo piloto da Williams. A bandeira quadriculada baixou com Liuzzi em primeiro, Buemi em segundo e Massa completando o top-3.

Desafio das Estrelas, Kartódromo Beto Carrero, final:

1 Vitantonio LIUZZI ITA Superstars 26:23.055 29 voltas
2 Sébastien BUEMI SUI WEC +6.021  
3 Felipe MASSA BRA F1 +10.601  
4 Júlio CAMPOS BRA Stock Car +11.484  
5 Antonio PIZZONIA BRA Stock Car +11.584  
6 Daniel SERRA BRA Stock Car +11.829  
7 Nelsinho PIQUET BRA Nascar +13.733  
8 Felipe NASR BRA GP2 +19.970  
9 Valdeno BRITO BRA Stock Car +30.533  
10 Pietro FITTIPALDI BRA F4 +31.465  
11 Beto MONTEIRO BRA F-Truck +31.548  
12 Luciano BURTI BRA Stock Car +32.081  
13 JP DE OLIVEIRA BRA Super Formula +32.237  
14 Luiz RAZIA BRA GT Open +32.366  
15 Bruno SENNA BRA WEC +32.541  
16 Popó BUENO BRA Stock Car +37.213  
17 Ricardo ZONTA BRA Stock Car +38.601  
18 Felipe GIAFFONE BRA F-Truck +1 volta  
19 Rubens BARRICHELLO BRA Stock Car +3 voltas  
20 Lucas DI GRASSI BRA WEC NC  
21 Allam KHODAIR BRA Stock Car NC  
22 Augusto FARFUS BRA DTM NC  
23 Ricardo MAURÍCIO BRA Stock Car NC  
24 Bia FIGUEIREDO BRA Indy NC  

 
GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o Desafio das Estrelas, no Kartódromo Beto Carrero, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe todo o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.